Segundo professor da Engenharia, a parceria é de grande interesse das instituições, "uma vez que as possibilidades de trabalhos conjuntos são inúmeras e de grande importância para Juiz de Fora e para Minas Gerais como um todo" (Foto: Caique Cahon)

Segundo professor da Engenharia, “possibilidades de trabalhos conjuntos são inúmeras e de grande importância para Juiz de Fora e para Minas Gerais como um todo” (Foto: Caique Cahon)

A Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), firmaram acordo de cooperação nesta última terça-feira, 8. O acordo permitirá uma expansão física, acadêmica e pedagógica do curso e a interação entre os centros de conhecimento de maneira complementar.

Visitaram as instalações do Instituto os professores Hélio Antônio da Silva e Marco Alves, junto aos alunos Andréia Possali e Paulo Vitor Aguiar. De acordo com Hélio Antônio, a interação entre o Instituto e a UFJF não vai se restringir às oportunidades de estágio. “A expectativa é de que nossos alunos tenham contato com mais uma área de conhecimento, com um nicho de mercado que permite o surgimento de diversas startups. São dois centros de produção de conhecimento e a sinergia destes é muito importante, podendo ser até complementar”.

Prestigiado junto à comunidade técnico-científica e ao setor produtivo no Brasil, o Instituto tem tradição na cidade e, desde 1935, contribui decisivamente para o crescimento da indústria brasileira de laticínios. De início, pelo menos três alunos do curso farão estágio na instituição, podendo haver futuramente mais estagiários contratados.

Segundo o professor Marco Alves, a parceria é de grande interesse das instituições, uma vez que as possibilidades de trabalhos conjuntos são inúmeras e de grande importância para Juiz de Fora e para Minas Gerais como um todo. “Fomos muito bem recepcionados e isso sinaliza um futuro de maior cooperação entre o Instituto e a Universidade como um todo. Nossa preocupação maior foi encontrar parceiros de qualidade, que para além da troca de conhecimentos, também estivessem preocupados com questões sociais e ambientais.”

“É neste tipo de contexto profissional que desejamos inserir nossos alunos. Neste sentido, outros cursos da Faculdade como o de Engenharia Ambiental e Sanitária poderiam se beneficiar da parceria. O acordo não é restrito somente à área das engenharias, uma vez que o Instituto já trabalha com outras áreas do conhecimento, como o setor de turismo, por exemplo, e tem a intenção ampliar essa interação,” conclui Alves.