(Foto: Géssica Leine)

Público contará com apresentação musical, sessão de filme e atividades recreativas (Foto: Géssica Leine)

Interação, liberdade, diversão e ciência são o que se pode esperar para este domingo, 23, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), durante a retomada do Domingo no Campus. A edição de reestreia do projeto é mais uma opção de lazer na UFJF, que promete atrair a comunidade acadêmica e os moradores de seu entorno, com atrações para todas as idades, entre 8h e 12h.

O retorno foi anunciado pelo reitor da UFJF, Marcus David na última terça-feira, em entrevista coletiva e integra o Programa Boa Vizinhança, da Pró-reitoria de Extensão. O dia também marcará o encerramento do Ciência na Praça que acontece na Praça Cívica, das 9h às 12h.

Nesta primeira edição, o público contará com apresentação musical, sessão de filme e atividades recreativas realizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). O som da vez ficará por conta do DJ Kureb, que dividirá o espaço com o DJ Le Braga. Juntos vão trazer no repertório clássicos da música nacional com a mixagem de discos de vinil. “Nossa intenção é fazer um baile na Praça Cívica, tocando músicas mais leves até as versões mais dançantes”, explica Kureb. Haverá também show com a cantora Tânia Bicalho.

Segundo o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, o retorno do projeto tem como objetivo um maior relacionamento da Universidade com moradores dos bairros do entorno do campus. “Nossos vizinhos andam afastados do campus e esperamos que eles se sintam novamente inseridos.”

A edição seguinte já está marcada para o dia 30 de outubro.

mãos de garimpeiros segurando pedras

Haverá exibição do documentário “Terra Deu, Terra Come” do diretor Rodrigo Siqueira (Foto: Divulgação)

Após a liberação de 70 títulos nacionais para utilização durante os eventos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a primeira mostra de cinema do evento contará com a exibição do documentário “Terra Deu, Terra Come”, do diretor Rodrigo Siqueira, lançado em 2010. O filme narra a história de Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade. Garimpeiro de sorte, Pedro já encontrou diamantes de tesouros enterrados pelos antigos escravos, na região de Diamantina. Mas o primeiro diamante que encontrou, há 70 anos, o tio com quem trabalhava o enterrou e morreu sem dizer onde. Depois disso, vive sempre em uma sinuca: para reencontrar o diamante só se invocar a alma do tio.

Ciência na Praça
O evento, organizado pelo Centro de Ciências da UFJF, é uma atividade de extensão da 5ª Jornada de Divulgação Científica, que ocorre desde o dia 18 e termina neste domingo, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, tendo como objetivo levar a ciência à população.

Outras informações: (32) 2102-3967 (Diretoria de Imagem Institucional)

(32) 2102-3971 (Pró-Reitoria de Extensão)