“Do que é feita a cidade?”. Essa é a pergunta que os alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se propõem a discutir na XIX Mostra de Arquitetura e Urbanismo, cujo tema da edição é “A cidade como ato de resistência”. A proposta é reparar as modificações do espaço urbano com o passar do tempo e destacar a cidade como local de conflitos e resistências originadas pelos diversos interesses.

O evento, que acontecerá entre os próximos dias 24 e 28, pretende questionar, por meio de oficinas e exposição de pesquisas e curtas, os limites da atuação do arquiteto e urbanista inserido na discussão democrática da cidade e a relação com os demais agentes do município. Para isso, a mostra tem como público toda a comunidade acadêmica e civil.

A comissão organizadora é composta apenas por alunos e, nessa edição, o objetivo é ampliar o debate através da inserção da interdisciplinaridade, com a exposição de trabalhos da área de Artes e Comunicação, por exemplo. “Nesta edição, nós queremos diversificar a mostra. Estamos tentando abrir um pouco a porta e entender essa interdisciplinaridade. Queremos ampliar o público alvo para discutir a cidade com todo mundo e, por isso, estamos chamando associações de moradores, entre outras pessoas, para atingir a sociedade civil e sair do ambiente acadêmico, buscando dessa forma refletir a cidade com quem realmente vive a cidade”, conta Luiz Vergara, um dos alunos membros da comissão organizadora.

Com base na ideia de que é na cidade que se constroem as muralhas, que tanto evidenciam nossas diferenças e conflitos, os participantes do evento vão discutir este local como “o maior palco do capitalismo, da opressão e da injustiça”. É na cidade que se consolidam os monumentos que, diariamente, reforçam a ideia da desigualdade como o objetivo maior a ser alcançado para a manutenção do maniqueísmo-de-cada.

As inscrições para participar da mostra como expositor estão encerradas, no entanto, a participação nas oficinas é aberta ao público e confere certificado, mediante pagamento da taxa de inscrição. Serão aproximadamente 20 oficinas ministradas por alunos e alunas da FAU e profissionais que atuam no mercado e tratarão de temas desde bioconstrução até, mesmo, patrimônio e bem cultural. O valor da inscrição com certificado é R$10, enquanto a inscrição com certificado e camiseta com o tema da MAU é R$25.

O cronograma de atividades e outras informações podem ser consultados na página da XIX MAU no Facebook.