Competição foi realizada no campo de aviação Paradise Field, localizado na cidade de Lakeland, na Flórida (EUA) (Foto: arquivo pessoal)

Com 29 membros, a equipe Microraptor, formada por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conquistou o sexto lugar geral da categoria Micro da competição internacional SAE Aerodesign East 2024. O torneio foi realizado no campo de aviação Paradise Field, localizado na cidade de Lakeland, na Flórida (EUA). Os estudantes também alcançaram o quinto lugar na classificação de relatório técnico e o quarto em apresentação. No total, 16 equipes participaram do evento.

A SAE Aerodesign East contou com três categorias distintas: Micro, Regular e Advanced. A Microraptor participou da Micro, de aviões menores. Na edição deste ano, as aeronaves da categoria deviam transportar líquidos em um compartimento de dois litros. A equipe deu prioridade à diminuição de peso dos componentes da aeronave, já que a razão peso versus carga era um critério de pontuação importante. Até chegar ao modelo apresentado, o projeto passou por diversas análises de otimização estrutural e design.

A Microraptor foi classificada para a SAE Aerodesign East após ter sido campeã nacional no ano passado.

Desafio contribui para a formação dos estudantes

Capitão da equipe Microraptor, Lucas Fonseca, junto ao avião apresentado na competição (Foto: arquivo pessoal)

A participação no evento representou um desafio para os estudantes, que tiveram que confeccionar um projeto do zero, além de pensar na logística de transporte. “Foi necessário chegar mais cedo aos EUA para realizar a montagem das aeronaves, uma vez que o transporte delas prontas seria inviável de Juiz de Fora até a Flórida. Tivemos bastante dificuldade para realizar as montagens sem sua estrutura física habitual, mas com criatividade e empenho tudo correu muito bem”, contam os estudantes Lucas Fonseca e Ronaldo Rodrigues, capitão e ex-capitão da Microraptor, respectivamente.

Os estudantes destacam que um dos maiores desafios enfrentados foi o tempo. Os participantes tiveram um período menor de preparação entre as competições. Enquanto as equipes dos outros países começam a desenvolver seus projetos no início de setembro, junto com o lançamento do regulamento, as equipes do Brasil só conseguiram a vaga no início de novembro, após o resultado do campeonato nacional.

A participação em eventos do tipo também proporciona contribuições para a formação profissional, por meio do contato com equipes do mundo todo e com o corpo técnico da SAE Internacional. “A Microraptor possui diversos ex-membros, egressos da UFJF, que hoje estão trabalhando em grandes empresas do setor aeronáutico. O contato com outras culturas também tem uma importância cultural muito grande”, acreditam Lucas e Ronaldo.

Professor Exuperry Costa é colaborador do projeto e acompanhou equipe na competição (Foto: arquivo pessoal)

A avaliação é compartilhada pelo professor colaborador do projeto, Exuperry Costa. “O desenvolvimento dos estudantes é muito grande, pois é necessário um conjunto afiado de técnicas de aeronáutica, mecânica, eletrônica e gestão de projetos para conseguir realizar as atividades. Estas competições são um modo de aprendizado muito atraente e eficiente para os estudantes”, destaca.

A avaliação interna da equipe é de que o resultado é expressivo. Agora, a partir das experiências adquiridas, a intenção é conquistar um resultado ainda melhor no próximo mundial.

Apoio da UFJF

Para participar da competição, os estudantes contaram com o apoio da Universidade, na logística e financiamento da viagem. Além do Critt, a Microraptor contou com o apoio de: Faculdade de Engenharia, Gerência de Transportes da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e administração central. O Critt também prepara uma ferramenta voltada à captação de recursos via patrocínio, para a realização das atividades de equipes de competição da instituição.

O SAE Aerodesign East foi realizado em março de 2024.

Outras informações: página da Microraptor no Instagram.