Em cerimônia realizada na última terça-feira, dia 4, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, formalizou parceria entre o campus avançado e o Hospital Bom Samaritano, de Governador Valadares. A partir do convênio, as atividades práticas e o estágio obrigatório dos cursos da área da Saúde serão realizadas no hospital. “Uma oportunidade de benefícios recíprocos, onde os estudantes poderão atuar na sociedade, conviver com profissionais de grande experiência, e transmitir conhecimento acadêmico no ambiente de trabalho”, declarou Marcus David.
Durante a cerimônia, o reitor citou sua satisfação em celebrar o convênio, e explicou alguns dos objetivos de uma universidade pública. “Além do ensino, a UFJF produz pesquisa, desenvolve atividades de extensão e estabelece parcerias com a comunidade na qual está inserida. Assim, a Universidade cumpre seu papel de oferecer conhecimento à sociedade, e, ao mesmo tempo, ganha a experiência acumulada de uma instituição com a seriedade e a competência do Hospital Bom Samaritano.”
O diretor do campus avançado, Peterson Andrade, considera a integração uma ‘via de mão dupla’, “visto que o hospital nos oferece uma ótima condição para as atividades acadêmicas, e, ao mesmo tempo, oferecemos um corpo docente qualificado para aprimorar os processos de trabalho e para promover um melhor atendimento ao usuário”. Para Peterson, “a formação dos estudantes provoca uma atualização permanente dos profissionais, e, assim, promove avanços técnicos, científicos e assistenciais para as práticas administrativas e clínicas do hospital”.
Para o diretor do Instituto de Ciências da Vida, Ângelo Denadai, a parceria é ainda mais importante devido à tradição do Hospital Bom Samaritano, “uma referência na área da saúde em Governador Valadares”. Segundo ele, estudantes e professores estão ansiosos para começar as atividades, usufruir da infraestrutura do hospital e contribuir com a sociedade valadarense através das práticas relacionadas à saúde.
Estão à disposição da UFJF serviços ambulatoriais e hospitalares, como Hemodinâmica, Hemodiálise, Cirurgia Bariátrica, Unidade de Pronto Atendimento, Bloco Cirúrgico e Enfermarias. A ação beneficia estudantes de Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Odontologia e ainda os do mestrado em Bioquímida e Biologia Molecular.
Em nota, o superintendente administrativo do Hospital Bom Samaritano, Elvis Deivis Andrade, desejou boas-vindas à UFJF e demonstrou satisfação pelo convênio. “Estamos indo no prosseguimento do nosso objetivo de melhorar os serviços prestados”.