Alunos e docentes de Psicologia da UFJF se reuniram para troca de conhecimentos com professores argentinos (Foto: Géssica Leine)

A formação em Psicologia na Argentina foi tema de mesa no Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), faz parte de um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação argentino, que tem como objetivo a aproximação e cooperação com as universidades e instituições brasileiras.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da UFJF, Edelvais Keller, o projeto traz a possibilidade de intercâmbios entre as universidades argentinas e a UFJF, além de parcerias em pesquisas no âmbito da psicologia. “Isso vai enriquecer nosso curso e engrandecer as possibilidades de desenvolvimento, conhecimento e formação dos nossos alunos, tanto da graduação quanto da pós-graduação”, afirma a coordenadora.

Pesquisadores argentinos representam Universidade Nacional de Tucumán, Universidade Nacional de Córdoba e Universidade Nacional do Mar del Plata (Foto: Géssica Leine)

Pesquisadores argentinos representam as universidades nacionais de Tucumán, de Córdoba e do Mar del Plata (Foto: Géssica Leine)

O evento contou com a presença de Rosa Inés Castaldo e Adrián Eduardo Chirre, da Universidade Nacional de Tucumán, Claudia Torcomian, da Universidade Nacional de Córdoba, e Ana María Hermosilla e Mirta Lidia Sánchez, da Universidade Nacional do Mar del Plata, todos professores da área de psicologia e especialistas em Desenvolvimento Escolar, Psicobiologia e Psicologia da Saúde.

Programação

Iniciativa argentina objetiva a aproximação e cooperação com universidades e instituições brasileiras (Foto: Géssica Leine)

Iniciativa argentina objetiva a aproximação e cooperação com universidades e instituições brasileiras (Foto: Géssica Leine)

Além da mesa de apresentação desta quinta-feira, voltada principalmente para alunos, os pesquisadores argentinos terão uma reunião com o corpo docente do curso de Psicologia da UFJF, a fim compartilhar as realidades acadêmicas de cada instituição para o planejamento de possíveis trabalhos conjuntos.

O encontro acontece nesta sexta-feira (16), a partir das 14h no ICH.

Ana María Hermosilla, da Universidade Nacional do Mar del Plata (Foto: Géssica Leine)

Ana María Hermosilla, da Universidade Nacional do Mar del Plata (Foto: Géssica Leine)

Psicologia na Argentina

As universidades públicas argentinas se diferem das brasileiras por não haver a necessidade de vestibulares para ingresso, nem limite de vagas. Aos alunos que se interessarem pela graduação, basta escolher a área que pretende seguir e se matricular.

Envolvidas nos projetos, as Universidades Nacionais de Tucumán, Mar del Plata e Córdoba contam com aproximadamente 6 mil, 3 mil e 12 mil alunos de psicologia, respectivamente, além de dispor de 150, 340 e 303 cargos docentes na área.

O curso de graduação em Psicologia da Universidade de Tucumán tem a duração de 5 anos, e conta com projetos de extensão que visam articular as demandas comunitárias em relação aos saberes psicológicos, abrindo espaço para novas ações em relação a crescente busca pelo auxílio por parte da população.

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Adrián Eduardo Chirre, da Universidade Nacional de Tucumán, e, ao fundo, Claudia Torcomian, da Universidade Nacional de Córdoba (Foto: Géssica Leine)

Já a Universidade do Mar del Plata se destaca pelos 27 projetos de pesquisa em diversas áreas, sendo o curso de Licenciatura em Psicologia. A faculdade conta com a revista semestral “Perspectivas en Psicología”, que tem como principal objetivo a publicação de trabalhos originais com contribuição empírica, teórica ou prática para o campo da Psicologia.

A Universidade de Córdoba oferece cursos de licenciatura em Psicologia, com duração de 5 anos, e profissional, com duração de 4, além de cerca de 40 cursos e programas de pós-graduação. O doutorado é um dos 11 disponíveis em toda a Argentina, e o único a ser creditado como “categoria A” pela Comissão Nacional de Avaliação Universitária (CONEAU) do país, em 2007.

“Esse intercâmbio acadêmico é fundamental para que possamos fazer uma análise crítica sobre o que precisamos avançar na formação no Brasil, na Argentina e na América Latina de uma forma geral”, avalia professor da UFJF, Telmo Ronzani, em destaque na imagem (Foto: Géssica Leine)

“Esse intercâmbio acadêmico é fundamental para que possamos fazer uma análise crítica sobre o que precisamos avançar na formação no Brasil, na Argentina e na América Latina de uma forma geral”, avalia professor da UFJF, Telmo Ronzani, em destaque na imagem (Foto: Géssica Leine)