A Comissão Eleitoral, designada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), disponibilizou, nesta quarta-feira, 14, o resultado final do processo de escolha dos representantes para compor a CPA e a Comissão Setorial Própria de Avaliação de Governador Valadares (CSPA-GV). A consulta eleitoral para definir os novos representantes da CPA foi realizada nos dias 12 e 13 de setembro, através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O mandato é válido por três anos.

De acordo com o processo de escolha, a nova CPA ficou assim definida: Carlos Alberto Mourão Júnior será o representante docente da área de Ciências Biológicas e da Saúde; já o representante docente da área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias serão Alexandre Haruiti Anzai. Márcio Roberto Lima Sá Fortes e Otávio Joarez de Abreu Bittencourt representarão os Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) e Astrid Sarmento Cosac será a representante dos alunos da pós-graduação, enquanto Pedro Henrique Santos de Abreu e Marcos Aurélio Gomes da Silva representarão os discentes da graduação. Já o processo de escolha para a CSPA-GV elegeu Érica Aparecida de Sá como representante dos TAEs no campus avançado.

A escolha dos membros para compor a CPA e a CSPA-GV se deu em um único turno. Cada eleitor pode votar uma única vez, através do Siga, e somente em seus pares. A nova CPA toma posse no dia 30 de setembro (sexta-feira) e, a partir deste momento, começam as atividades para o processo de escolha que vai eleger o novo presidente da Comissão. “O atual mandato, que era válido até 2015, teve de ser prorrogado, devido a diversos momentos vividos pela Universidade, como as greves e a eleição inesperada para a nova reitoria”, explica o atual presidente, Marcelo Silvério.

Sobre a Comissão
A CPA tem por finalidade elaborar processos de avaliação periódica da UFJF que contemplem a análise global e integrada do conjunto de dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais da gestão.

O regimento da CPA foi atualizado este ano através de um nova resolução do Conselho Superior (Consu) da Universidade. A atual gestão trabalhou nesta atualização para a criação de uma comissão setorial no campus de Governador Valadares e para estabelecer um maior equilíbrio entre os segmentos na CPA. O mandato também foi ampliado de dois para três anos.

“Cumprimos o nosso papel, que é de promover as avaliações necessárias, fazendo as postagens de avaliações institucionais no sistema do Ministério da Educação. Além disso, reformulamos o regimento da CPA, que ficou mais moderno e paritário, estando todos os segmentos da Universidade igualmente representados. Também aprovamos um questionário de avaliação institucional, que a nova Diretoria de Avaliação Institucional já está trabalhando para sua aplicação”, destaca Silvério.

A CPA é composta por 15 membros: quatro docentes do quadro efetivo; quatro discentes devidamente matriculados na UFJF, sendo três representantes da graduação e um da pós-graduação; quatro TAEs pertencentes ao quadro efetivo; e três indicados, cada um deles pelos setores da reitoria, sociedade civil e CSPA-GV.

Já a CSPA-GV é composta por oito membros: dois docentes do quadro efetivo; dois discentes regularmente matriculados na graduação da UFJF; dois TAEs; e dois indicados, sendo um pelo diretor do campus de Governador Valadares e outro pela sociedade civil, também de Governador Valadares.

Confira o resultado final.