(Foto: Twin Alvarenga)

CPA tem por finalidade elaborar processos de avaliação periódica que contemplem a análise global e integrada do conjunto de dimensões, estruturas, relações e responsabilidades sociais da gestão, entre outros  (Foto: Twin Alvarenga)

A Comissão Eleitoral designada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibilizou, segunda-feira, 25, o edital que encaminha o processo de escolha dos representantes para compor a CPA e a Comissão Setorial Própria de Avaliação de Governador Valadares (CSPA-GV).

A consulta eleitoral para definir os novos representantes da CPA, para mandato de três anos, será realizada nos dias 12 e 13 de setembro, através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). A partir da coordenação do atual presidente da CPA, Marcelo Silvério, as eleições serão conduzidas pela comissão eleitoral implantada pela própria CPA.

As inscrições das chapas, compostas por um titular e um suplente, devem ser feitas entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro através do Siga. O período da campanha eleitoral será do dia 3 de setembro ao dia 10 do mesmo mês. A publicação do resultado acontecerá no dia 14 de setembro.

A escolha dos membros para compor a CPA e a CSPA-GV se dará em um único turno. Cada eleitor pode votar uma única vez, através do Siga, e somente em seus pares. Os critérios de desempate para docentes e técnico-administrativos em Educação (TAEs) levarão em conta maior tempo de instituição, maior titulação e maior idade. Em caso de empate entre discentes, os critérios a serem seguidos levarão em conta maior tempo no curso e maior idade.

Para realizar inscrição para cargos dos representantes dos docentes, é preciso ser servidor docente do quadro efetivo e permanente da UFJF. Os interessados em cargos dos representantes dos discentes precisam estar regularmente matriculados na UFJF. Para os cargos dos representantes dos TAEs, é preciso ser representante do quadro efetivo desse setor da UFJF. A campanha é de responsabilidade de cada candidato, de acordo com as regras do edital.

Sobre a Comissão
A CPA tem por finalidade elaborar processos de avaliação periódica da UFJF que contemplem a análise global e integrada do conjunto de dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais da gestão.

O regimento da CPA foi atualizado este ano através de um nova resolução do Conselho Superior (Consu) da Universidade. A atual gestão trabalhou nesta atualização para a criação de uma comissão setorial no campus de Governador Valadares e para estabelecer um maior equilíbrio entre os segmentos na CPA. O mandato também foi ampliado de dois para três anos.

De acordo com o atual presidente, a comissão trabalhou para normatizar e avançar com o processo de autoavaliação da Universidade. Dentre as atividades, Silvério destaca a “aprovação no Consu da resolução que normatiza a avaliação das atividades acadêmicas, onde os professores e os alunos poderão fazer uma avaliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos cursos da UFJF.

A CPA é composta por 15 membros: quatro docentes do quadro efetivo; quatro discentes devidamente matriculados na UFJF, sendo três representantes da graduação e um da pós-graduação; quatro TAEs pertencentes ao quadro efetivo; e três indicados, cada um deles pelos setores da reitoria, sociedade civil e CSPA-GV.

Já a CSPA-GV é composta por oito membros: dois docentes do quadro efetivo; dois discentes regularmente matriculados na graduação da UFJF; dois TAEs; e dois indicados, sendo um pelo diretor do campus de Governador Valadares e outro pela sociedade civil, também de Governador Valadares.

Confira o edital.