(Foto: Twin Alvarenga)

Evento tem o objetivo de provocar uma reflexão de conhecimento e compartilhamento da realidade do outro, a fim de evitar opressões que ocorrem dentro do ambiente acadêmico (Foto: Twin Alvarenga)

Começa nesta terça-feira, 30, a Semana de Combate às Opressões, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), com o objetivo de conscientizar, promover debates e oferecer oficinas informativas e lúdicas para que os alunos sejam incentivados a refletir sobre o machismo, racismo e LGBTTIfobia dentro e fora da UFJF.

As atividades vão ocorrer nos dias 30 de agosto, 1º e 2 de setembro, começam, todos os dias, às 15h, e serão realizadas no bosque ao lado da reitoria do campus da UFJF. A inscrição é gratuita e feita no local. Será emitido certificado para os participantes.

Durante os três dias, estão previstos oficinas e debates. Confira a programação completa do evento.

A coordenadora de movimentos sociais do DCE, Leda Mendonça, ressalta que o evento tem o intuito de trazer o público que frequenta a Universidade para fazer um exercício de conhecimento e compartilhamento da realidade do outro, como uma maneira de conscientizar sobre as opressões que ocorrem dentro do ambiente acadêmico. “Além de todas as ações que o DCE tem que tomar de posicionamento paliativo, acompanhando todas as denuncias de assédio e agressão que envolvem os alunos, dentro e fora do campus, o DCE também tem o papel preventivo de levar à comunidade acadêmica um pouco de consciência social”.

Além do evento, Leda destaca a importância da atuação da Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas para o combate a quaisquer tipos de discriminação e violência, oferecendo garantia de anonimato às vítimas. A ouvidoria atende na sala da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou por meio do telefone 2102-6919.

“Não adianta a gente só ir tapando os buracos e cobrindo essas falhas se a gente não ir na raiz delas. São muitas realidades, pessoas que vêm de várias vivências, mas isso não quer dizer que elas tenham direito de atrapalhar, de alguma forma, a vivência do outro dentro da universidade. O DCE, não é só um órgão que tem funções burocráticas e estruturação da universidade, mas também de consciência e informação para os alunos”.

Outras informações:
Semana de Combate às Opressões

Diretório Central dos Estudantes