Grande parte dos atletas do Canadá treinou pela última vez  hoje na Faefid (Foto: Twin Alvarenga)

Boa parte dos atletas do Canadá treinou pela última vez hoje na Faefid (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

As delegações de atletismo que estão treinando na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para os Jogos Rio 2016 começaram a se despedir da cidade. Cinquenta integrantes da equipe canadense partiram para o Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira, 9. Na quarta, 10, será a vez das delegações da Polônia, da Estônia e do Qatar e de dez atletas da Eslováquia.

As provas do esporte terão início na próxima sexta, 12, com o lançamento de disco na categoria masculina e com o heptatlo, na feminina. Veja o calendário completo.

O atleta estoniano dos 400 metros com barreiras Rasmus Mägi agradeceu a oportunidade de ter treinado na UFJF, destacando a boa estrutura e a grande receptividade das pessoas. Questionado se está pronto para a disputa, Mägi afirmou: “eu tenho buscado melhorar mais a cada dia, por isso estou preparado para dar o meu melhor e quem sabe conquistar uma medalha”.

O estoniano foi medalhista de prata no último Campeonato Europeu de Atletismo em 2014, e participa de sua primeira Olimpíada. A colega de equipe, Grit Šadeiko, do heptatlo, vai disputar sua segunda Olimpíada e estreia na competição já na próxima sexta-feira, 12.

Delegação do Canadá posou para fotos ao lado das forças de segurança (Foto: Twin Alvarenga)

Delegação do Canadá posou para fotos ao lado das forças de segurança (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O ex-velocista campeão olímpico e bicampeão mundial do revezamento 4 x 100 metros, atual treinador da equipe de velocistas do Canadá, Glenroy Gilbert, também fez um balanço de sua estadia em Juiz de Fora. “A preparação foi boa, e tudo ajudou para que os atletas conseguissem se preparar bem para a Olimpíada e treinarem com boa intensidade”. Alguns dos competidores conseguiram baixar seus tempos nas simulações de provas na pista da Faefid. Gilbert ressaltou ainda, o clima favorável, a estrutura da Universidade, e elogiou a comida brasileira “muito gostosa”.

A intenção agora, segundo o treinador, é apenas manter a equipe concentrada para garantir bons resultados. Na cidade olímpica, seus comandados praticarão somente movimentos leves, específicos de cada prova.  

Ingressos disponíveis

Apesar de alguns atletas já estarem de partida para o Rio de Janeiro, ainda há competidores treinando na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (Faefid). É possível reservar ingressos para assistir aos treinos por meio do portal UFJF 2016.

São disponibilizados mil ingressos por dia, e o prazo para reserva termina sempre ao meio-dia da véspera de atividades.

Os treinos abertos ao público se encerrarão no domingo, 14.

Portal UFJF 2016

UFJF 2016 no Facebook e no Instagram