JIANAN___FOTO GUILHERME

Wang Jianan obteve o 5º lugar, no salto em distância, no Rio (Foto: Guilherme Leite/UFJF)

Com o objetivo de apresentar um olhar diferenciado sobre a permanência de nove delegações olímpicas e paralímpicas que treinaram na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de julho a setembro deste ano, a Diretoria de Imagem Institucional abre na próxima terça-feira, 11, às 19h, a exposição “UFJF 2016”.

A mostra, que ficará em cartaz no saguão da Reitoria, no campus, reúne registros de seis fotógrafos e estudantes que atuaram na cobertura dos treinos dos atletas na Universidade: Alexandre Dornelas, Estela Loth, Géssica Leine, Guilherme Leite, Larissa Garcia e Twin Alvarenga.

Para o idealizador da exposição e diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, a mostra surgiu da vontade de se criar um meio alternativo para o público ter acesso ao trabalho realizado pela instituição no período. Dessa forma, conforme o professor, a iniciativa valoriza o esforço de todos os envolvidos no processo e reafirma que a Universidade, mais uma vez, mostrou-se apta a reunir a população da cidade e a comunidade acadêmica.

“Este é um momento de reconhecimento para todos aqueles que ajudaram a receber esses atletas das mais diferentes maneiras. Tivemos um envolvimento de diversos setores que trabalharam nesse processo. E as fotografias permitirão ao público ter acesso a um pouco de tudo que vivenciamos aqui durante os treinos”, afirma Márcio Guerra.

Com mais de 1.800 fotos tiradas durante 36 dias de estadia das equipes, foram necessárias duas etapas de seleção das imagens – a primeira pelos fotógrafos, e a segunda pelo expografista da Pró-reitoria de Cultura da UFJF, Thiago Berzoini. “Escolhemos os registros para a exibição, levando em conta a disposição espacial, as cores e a captura de movimentos, buscando sempre valorizar a fotografia e criar um ambiente que facilitasse a leitura do público que visitar a exposição”, explica Berzoini.

Reconhecimento

Lyu_huihui_lancamento-de_dardo_javellin_throw_Foto_Alexandre_Dornelas_UFJF_ufjf2016

Registro de força e expressão da lançadora de dardo Lyu Huihui (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Para o fotógrafo da UFJF há 15 anos, Alexandre Dornelas, esta exposição representa o reconhecimento de um trabalho ímpar realizado por todos os envolvidos. “Nossa geração provavelmente não terá mais contato com esse tipo de megaevento no Brasil, por isso, os registros são uma forma de eternizar os momentos vivenciados nesse período”, destaca.

Dividindo o sentimento de reconhecimento e a ideia do registro histórico do período,  na UFJF, a estudante de jornalismo Estela Loth destaca que a experiência na cobertura proporcionou crescimento pessoal e profissional único em sua carreira.

“Estar em contato com pessoas de outras culturas totalmente diferentes da nossa me enriqueceu muito pessoalmente, além de que esse trabalho me proporcionou cobrir esporte, algo que nunca tinha realizado. Tive minha estreia na área logo com uma cobertura olímpica”, conta a estudante, que foi voluntária no projeto com alunos da Faculdade de Comunicação, voltado ao trabalho com as equipes esportivas.

A UFJF recebeu 159 atletas e 144 integrantes de equipe técnica, totalizando 303 profissionais. Durante 34 dias de treinos e 36 de estadia, em Juiz de Fora, de 22 de julho a 16 de agosto e de 27 de agosto a 5 de setembro, foram praticados três esportes – atletismo, levantamento de peso e vôlei. Ao todo, os atletas conquistaram 17 medalhas nos dois Jogos.

Serviço:
“UFJF 2016”
Mostra fotográfica
Saguão da Reitoria, campus da UFJF (Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Bairro São Pedro)
Abertura: 11 de outubro, às 19h
Visitação: até 25 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h
Entrada franca

Outras informações:
(32) 2102-3970 (Diretoria de Imagem Institucional)
Evento da exposição no Facebook
Portal UFJF 2016

Atualizada em 21 de outubro, às 15h55. O último dia de exposição é 25 de outubro, e não 5 de novembro.