Alunos foram ás Paralimpíadas no Rio, na última semana (Foto: Divulgação)

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos já estão deixando saudades, não apenas para aqueles que acompanharam os atletas no campus da UFJF, mas também para quem foi assistir aos jogos.

Na última sexta-feira, 16, os alunos do 3º ano do Ensino Médio viram a vitória da Suécia sobre a França por 55 x 47 e, em seguida, a derrota do Brasil pela seleção da Grã-Bretanha por 52 x 32. A atividade marcou o encerramento das atividades trimestrais do projeto coletivo “Ser e (Com) Viver”  no João XXIII.

Já na quarta-feira, 14, alunos das turmas de 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII passaram o dia na Cidade Olímpica e assistiram a dois jogos da última semana de competições da Paralimpíada Rio 2016. No basquete em cadeira de rodas, Argélia e Canadá disputaram o 11º lugar, com vitória dos canadenses por 70 a 51. Pelas quartas de final entre Espanha e Alemanha, a vitória dos espanhóis foi de virada, no último período de jogo. Depois dos jogos, a tarde foi livre para conhecer a Cidade Olímpica.

Na mesma semana, alunos  do 3º ano do Ensino Fundamental e de todos os anos do Ensino Médio assistiram a competições de diversas modalidades. Na terça-feira, 13, as turmas do 1º ano assistiram a duas partidas de Goal Ball, um esporte desenvolvido em 1946 para ajudar na reabilitação de veteranos de guerra com deficiência visual.

Segundo a professora Raquel Pinheiro, as experiências vivenciadas pelos alunos do 2º ano serão utilizadas pelo projeto coletivo de trabalho “Estética do cotidiano” para avaliar o discurso argumentativo e trabalhar a publicidade em torno das Paralimpíadas. Nas aulas, Raquel quer mostrar como a publicidade é uma ferramenta de argumentação e quais são os seus  impactos sociais.

IMG_3175

Além da diversão e do aprendizado, a viagem é também um momento especial para aproximar os alunos (Foto: Divulgação)

As viagens do 1º e 3º ano foram incorporadas ao planejamento das disciplinas de Educação Física, introduzindo diferentes modalidades aos alunos. Segundo os professores Thiago Barreto e Mônica Maia, a ideia é fazer uma relação com o esporte para deficientes e analisar o modo que essa parcela da população se apropria das manifestações da cultura corporal, como o esporte, a acessibilidade e a inclusão.  Essa abordagem permite que seja feita uma ampla discussão, em caráter multidisciplinar, com os alunos do Colégio.

As três turmas do 3º ano do Ensino Fundamental acompanharam duas partidas de rugby em cadeira de rodas: Estados Unidos x Suécia e Canadá x Grã-Bretanha.

Além da diversão e do aprendizado, a viagem é também um momento especial para aproximar os alunos. Nati Borba, coordenadora do Ensino Médio, avaliou o passeio como positivo na medida em que estreita as relações entre os alunos, além de ser uma oportunidade única na vida de alguns deles.

Para o diretor de Ensino do C.A. João XXIII, José Luiz Lacerda, a viagem é uma oportunidade para conhecer outras realidades de perto, ver a superação dos atletas paralímpicos, e ainda trazer esse aprendizado para a vida, no sentido que cada pessoa tem suas dificuldades. “Eles vão perceber que cada um tem seu drama pessoal, drama de vida, ou de nascença ou adquirido durante a vida. Acho que esse reconhecimento de esforço dessas pessoas que eles vão assistir é bastante importante para a formação dos alunos”, explica.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Eliete Verbena, Romário Geraldo, Nati Borba, Paulo Magalhães, Janaína Garcia, Silvio Ivanir, Raquel Pinheiro, Ana Carolina Mattos, Liliane Mendes, Roseana Mendes, Katia Diniz, Alessandra Maia, Elder Azevedo,Thiago Maciel, Cátia Duarte, Fernando Lamas, pelos TAEs Cida Borges e Maria Conceição Nascimento e pelos bolsistas Cleysson Freitas e Camila Thomáz.