28245631583_64f6c7d560_z

Alunos e professores da Faculdade Machado Sobrinho ouviram o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, durante os treinos na Faefid (foto: Larissa Garcia/UFJF)

Na noite desta segunda- feira, 8, alunos e professores do Curso Superior em Gestão de Eventos da Faculdade Machado Sobrinho acompanharam os treinos das delegações olímpicas na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (Faefid) e ouviram uma palestra ministrada pelo diretor de Imagem Institucional da Universidade, Márcio Guerra, além de tirarem fotos com atletas e comissão técnica da delegação chinesa.

Na palestra, realizada próximo à pista de atletismo, Guerra enfatizou as medidas de segurança que foram adotadas, as demandas geradas para a preparação da recepção das nove delegações olímpicas que treinam desde o dia 22 de julho na Faefid e explicou que, apesar do planejamento, imprevistos podem surgir durante um evento.

Além disso, a coordenadora de eventos da UFJF, responsável pelo processo de credenciamento, Ana Paula Dutra, falou sobre o sistema de cadastramento da equipe envolvida, da imprensa e dos visitantes que acompanham os treinos de cerca de 340 atletas e comissão técnica na Universidade Federal de Juiz de Fora. Todos os dias são disponibilizados mil ingressos para o público, que podem ser reservados no Portal UFJF 2016, no menu Participe.

Guerra ressaltou ainda que os fatores determinantes para a escolha das delegações olímpicas pela UFJF foram a qualidade da pista de atletismo e dos equipamentos esportivos, o tempo de deslocamento até os hotéis e hospitais e a receptividade que os juiz-foranos tiveram com os estrangeiros. Os alunos participaram com perguntas e tiraram dúvidas sobre o evento. Lembrando que a primeira delegação olímpica a fechar o contrato de estadia em Juiz de Fora foi a China, após visita em 2014, e, depois, as demais delegações procuraram a Universidade.

A coordenadora do Curso Superior de Gestão em Eventos, Ana Paula Moratori, falou sobre a importância da palestra ministrada pelo diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, e de levar os alunos da disciplina de “Eventos Esportivos” para poderem “aliar a teoria e a prática do que é um megaevento”. A coordenadora destacou ainda que “ por se inserir no campo da Educação Profissional de Nível Tecnológico, o Curso de Eventos tem a duração de dois anos e é mais focado na prática. Por isso, os alunos são incentivados a desenvolverem projetos e a palestra do professor Márcio Guerra sobre quais são as medidas tomadas desde o início até o fim da recepção das delegações leva essa prática para eles”.

O aluno da disciplina de “Eventos Esportivos”, João Vitor Alvarez, ressaltou  que a palestra foi muito relevante principalmente para o conhecimento da logística e das formas de segurança adotadas em um megaevento e se mostrou contente com a proximidade que teve com atletas de alto rendimento, destacando que “essa é uma oportunidade única”.

Já a estudante Sue Anne Henriques falou sobre  como a palestra foi positiva para o seu aprendizado: “eu não tinha noção de como estava essa estrutura, está bem avançada. E essa questão sobre receber as delegações estrangeiras foi muito válida pra mim, pois a gente aprende um pouco mais sobre como organizar um evento de grande dimensão”.

28784544661_79237f6d7a_z

Junto com os chineses, todos aproveitaram para fazer o registro histórico (foto: Larissa Garcia/UFJF)

Delegações treinaram nesta noite

As delegações da China, Canadá, Polônia e Qatar treinaram na noite desta segunda- feira, 8, e dividiram o espaço da Faefid entre a pista de atletismo e a academia. Alguns atletas e membros da delegação chinesa tiraram fotos com os alunos do Curso Superior em Gestão de Eventos da Faculdade Machado Sobrinho.
O atleta do Qatar, Mutaz Barshim, bronze nos últimos jogos olímpicos, fez um treinamento leve no espaço da Faefid durante pouco mais de uma hora. E alguns atletas poloneses treinaram suas provas como se fossem competir, tentando bater suas marcas.