fsfs

Estudo de Santi Singulani traz proposta diferente e descontraída para que os alunos aprendam Geometria Espacial (Foto: Caique Cahon)

Despertar a atenção de um aluno do ensino médio para conteúdos matemáticos nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, o mestrando Santi Singulani, do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), defendeu, nesta terça-feira, 2, a dissertação “A linguagem audiovisual na aprendizagem de Geometria Espacial: O vídeo Donald no País da Matemágica” como estudo de caso.

O trabalho traz uma proposta diferente e descontraída para que os alunos do segundo ano médio consigam aprender um pouco mais de Geometria Espacial utilizando o desenho animado “Donald no País da Matemágica” para quebrar a resistência que o aluno tem estudando matemática. “O filme do Donald servirá de base para uma atividade rica em geometria, onde o aluno poderá corrigir suas falhas e, ou até mesmo lacunas, em seu processo de aprendizagem”, explica o mestrando.

Singulani conta que desenvolveu o estudo com base na sua experiência lecionando em sala de aula e com pesquisas bibliográficas realizadas sobre o assunto. O mestrando também destaca que é importante despertar nos alunos a percepção de que a matemática vai muito além dos exercícios escolares. “Durante a aula, a exposição de um vídeo bem elaborado pode ser um bom recurso para o processo de aprendizagem. A proposta anima mais aos alunos que passam a perceber pela animação que a geometria está presente em diversas atividades que realizamos no dia a dia”.

De acordo com a orientadora da pesquisa, Valéria Mattos, usar recursos que facilitem a aprendizagem do aluno é de grande relevância. “Acredito que essas estratégias são importantes no sentido de quebrar o ensino tradicional e tentar uma coisa nova, exatamente para você tentar atingir o aluno de outra maneira. Por que o aluno já vai pra escola com a visão do pai, dos colegas e de alguns professores de que a matemática é difícil; no entanto, não é, ela está presente em tudo e é algo natural dentro da nossa vida”.