aluna_atletismo_UFJF_Foto_Estela_LothFaltando poucos dias para a chegada das primeiras delegações olímpicas na Universidade Federal de Juiz Fora (UFJF), estudantes da instituição e atletas do Centro de Iniciação ao Atletismo (Cria), projeto desenvolvido pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), não escondem a ansiedade para acompanhar de perto a preparação desses esportistas.  Em atividade há mais de cinco anos, o projeto capacita cerca de 80 crianças e adolescentes na maioria das provas de atletismo.

Para os jovens que treinam no projeto, a vinda de atletas de ponta para a UFJF é uma oportunidade única para a motivação de suas atividades. Com 13 anos, Raíssa Mattos participa há dois anos e meio das atividades e se especializou na prova de pentatlo. “Eu estou bem ansiosa para poder assistir, só de vê-los treinando vai ser motivador e um grande aprendizado.”

Outro jovem atleta animado para acompanhar os treinos é Luiz Maurício Dias, campeão brasileiro mirim de lançamento de dardo. Há cinco anos no Cria e com a ambição de se profissionalizar no esporte, ele ressalta que essa é uma chance de aprimorar sua técnica e de se preparar bem para os campeonatos. “Para mim, em particular, vai ser de grande proveito poder ter o contato com o catariano Mutaz Essa Barshim, atual detentor da terceira melhor marca do mundo no salto em altura, uma das modalidades que pratico”, conta Dias.

Profissionalização
gob2nl-copiaPara os alunos da Faefid que realizam trabalhos junto ao Cria, a chance de contato com os atletas de ponta traz também benefícios acadêmicos, já que o crescimento profissional será estimulado por essa oportunidade única. Um desses exemplos é o da aluna da Faefid Camila Paulino, que iniciou sua participação no projeto aos 14 anos e hoje é treinadora no Centro. Camila destaca que a vinda dos atletas olímpicos vai trazer noções que são vivenciadas somente por aqueles que trabalham diretamente com o esporte. “Espero poder ver o treino com o olhar de um profissional da área da educação física, para ver o que eles fazem e a preparação em diversos campos, como física, psicológica e estrutural.”

O aluno de mestrado e instrutor do Cria, Pablo Ramon Domingos, que desenvolve um projeto de pesquisa baseado no treinamento de jovens atletas, exaltou a iniciativa da UFJF em trazer as delegações para a cidade. “O interessante é que estamos realizando essas atividades dentro de um ambiente de formação educacional, então essa possibilidade de conhecer atletas de alto desempenho, que são referências para os meninos, colabora demais como um incentivo para eles”, afirma.

Portal UFJF 2016 | Facebook | Instagram