marcos

Marcos é um dos 50 estudantes do país selecionados para o programa (Foto: Géssica Leine)

O estudante de Pedagogia da UFJF Marcos Schuchter é um dos escolhidos, em 2016, para participar do Programa Estágio Participação, desenvolvido pela Câmara dos Deputados. Com o empreendedorismo como tema central, o programa oferece três dias de vivência na Câmara a 50 estudantes de nível superior, maiores de 18 anos.

O processo seletivo é realizado em uma plataforma on-line, através de um teste de perguntas e respostas com um tempo limite. Os estudantes que obtêm maior pontuação e têm toda sua documentação aprovada são chamados para participar do programa, que é realizado em Brasília.  

“Eu fiz o teste primeiramente para ver o funcionamento da plataforma, mas tive um resultado melhor do que o esperado. Meu conhecimento de cursos recentes sobre processo legislativo ajudou também”, conta Marcos, que fez cursos realizados pelos portais da Câmara dos Deputados e do Instituto Legislativo Brasileiro.

O objetivo do estágio é estimular a participação democrática e cidadã por meio de atividades que propiciem conhecimento sobre o Poder Legislativo. Os estagiários cumprem tarefas relacionadas ao tema em debate, podendo aprender na prática o funcionamento e o impacto real em suas vidas dos debates, votações e decisões que ocorrem no Congresso Nacional.

O programa acontece com a supervisão da Segunda-Secretaria, e é executado pelos servidores do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento  (Cefor) da Câmara. Os três dias de atividades na capital federal serão custeados pela Câmara, incluindo despesas de translado, estadia e alimentação.

Os participantes terão contato com técnicos da Câmara, com deputados e realizarão pesquisas no Portal da Câmara e em veículos de comunicação para cumprimento das tarefas. Os resultados obtidos serão publicados na página #tonacamara.

“Minha intenção, além de participar, é despertar nos colegas da área acadêmica da UFJF e de outras Universidades a participação, principalmente nesse momento tão relevante” convida Marcos, ressaltando que este é um processo para estudantes de todas as áreas, permitindo ampliar o conhecimento pessoal e utilizá-lo na área de atuação específica.

Mais informações:
Estágio Participação
Telefones: (61) 3216-7641 e (61) 3216-7677