logo MusicologiaO Centro Cultural Pró-Música/UFJF recebe até o dia 3 de junho inscrições de trabalhos para comunicação no XI Encontro de Musicologia Histórica – Do colonial à Belle Époque – contribuições para o conhecimento da musicologia luso-brasileira, que será realizado nos dias 21 e 22 de julho no IAD (Instituto de Artes e Design), paralelamente à programação do 27º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.

A apresentação da proposta deve seguir as orientações do modelo disponibilizado na página da Pró-reitoria de Cultura. Após os pareceres dos avaliadores, o resultado da seleção será divulgado no dia 26 de junho, ao que se seguirá prazo para revisão e envio da versão final dos trabalhos.

Nesta edição do tradicional encontro – realizado pela primeira vez pelo Pró-Música em 1994 – a temática proposta abrange um período da história da música brasileira “costumeiramente tratado de forma seccionada e isolada”, os períodos colonial, imperial e a Primeira República.

O evento busca romper com esse problema, estimulando pesquisas que demonstrem as “interpenetrações e influências que inevitavelmente ocorrem entre épocas cronologicamente próximas” e, sobretudo, “contribuições que, ao abordarem os períodos históricos propostos, contribuam para o estabelecimento de uma musicologia luso-brasileira”.

Programação
Além das comunicações de trabalhos, o XI Encontro de Musicologia Histórica contará com a realização de três mesas redondas, com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros. Radicado em Portugal desde 1981, o musicólogo e organista inglês David Cranmer, docente da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona no Departamento de Ciências Musicais, participará da mesa-redonda “A Construção de uma musicologia luso-brasileira: resultados e perspectivas”, no dia 21, ao lado do professor e pesquisador do Instituto de Artes da Unesp Paulo Castagna, coordenador de projetos musicológicos em São Paulo e Minas Gerais.

No segundo e último dia do evento, serão realizadas duas mesas redondas: “O modernismo eclético da Belle Époque musical”, com o professor Alberto Pacheco, da UFRJ, e o pesquisador Manoel Aranha Correa do Lago, da Academia Brasileira de Música; e “O Lá e cá no século XIX: o legado da circularidade”, com os professores Carlos Alberto Figueiredo, da Unirio, e Lutero Rodrigues, da Unesp.

A coordenação geral do XI Encontro de Musicologia Histórica é do supervisor do Centro Cultural Pró-Música, Marcus Medeiros, que conta com o apoio de uma Comissão Organizadora formada pelos professores Mayra Pereira e Rodolfo Valverde, da UFJF, e pela diretora de produção do Centro Cultural Pró-Música/UFJF, Raquel Rohr, além de uma Comissão Científica composta por docentes de diversas instituições de ensino superior do Brasil e da Universidade Nova de Lisboa.

As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail 11emh.ccpm.ufjf@gmail.com.

Cronograma
Período de avaliação: de 06 a 25/06
Resultado da seleção: 26/06
Revisão e envio da versão final: de 27/06 a 09/07
Inscrição de participantes (ouvintes e autores): 30/06 a 15/07
Realização do XI Encontro: 21 e 22/07

Programação
10h – Mesa-redonda 1- A construção de uma musicologia luso-brasileira: resultados e perspectivas (Prof. Dr. David Cranmer e Prof. Dr. Paulo Castagna)
8h30 – Mesa-redonda 2 – O modernismo eclético da Belle Époque musical (Prof. Dr. Alberto Pacheco e Dr. Manoel Aranha Correa do Lago)
15h40 – Mesa-redonda 3 – O lá e cá no século XIX: o legado da circularidade (Prof. Dr. Carlos Alberto Figueiredo e Prof. Dr. Lutero Rodrigues)

Mais informações:
Centro Cultural Pró-Música/UFJF: (32) 3218-0336