Professor da UFJF esclarece mitos e verdades e lembra que combate ao vetor está ligado à consciência cidadã

Especialista Fábio Prezoto falará sobre características básicas e particulares do comportamento do Aedes Aegypti.

Já imaginou sentar-se em um bar, café ou restaurante para discutir ciência de uma maneira diferente? É exatamente esse o objetivo do Pint of Science. O evento acontece simultaneamente em sete cidades brasileiras: Campinas (SP), Dourados (MS), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro, São Carlos (SP), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo. São pesquisadores especialistas em determinados temas que se reunirão nas noites dos dias 23, 24 e 25 de maio para um papo descontraído com os frequentadores de bares distribuídos pelas cidades.

Grupos de voluntários, com o apoio de algumas universidades, estão trabalhando na organização destes momentos de interação e discussão com os pesquisadores. Convidado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF Fábio Prezoto estará presente no evento, em Belo Horizonte, na segunda-feira, 23.

Sua apresentação será sobre as características básicas e particulares do comportamento do Aedes Aegypti, conhecido popularmente como mosquito da dengue. “É uma grande oportunidade de interagir e melhorar o linguajar científico para que a informação possa chegar e se multiplicar por meio dos frequentadores dos bares. Sem dúvida alguma é algo extremamente inovador”, comenta Prezoto.

A proposta principal é levar conhecimento para a população e tirar dúvidas sobre questões que têm desafiado a ciência. Cada dia conta com uma programação voltada para os mais diversos assuntos, como vírus, sociedade, tecnologia ou sustentabilidade. No Brasil, o evento será gratuito e os participantes só pagarão pelo que consumirem nos locais.

O evento acontece simultaneamente em outros 11 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda e Itália. Durante três noites, parte do mundo estará conectada para brindar à ciência.

pint2Iniciativa vinda da Inglaterra
O Pint of Science surgiu na Inglaterra em maio de 2013. A ideia veio do “Encontro com pesquisadores”, organizado por Michael Motskin e Praveen Paul, em 2012, e se mostrou uma experiência de sucesso. No Brasil, o evento chegou no ano passado, na cidade de São Carlos e, devido à boa repercussão, ganhou a adesão de outras centros.

Outras informações: www.pintofscience.com.br