sfsfs

Inscrições podem ser feitas no período de 25 de janeiro a 13 de fevereiro (Foto: Rafaela Almeida)

Apesar de perda de memória não ser um problema restrito aos mais velhos, é com o tempo que ele costuma aparecer. Mas não precisa ser assim. O Polo do Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da UFJF abre inscrições, a partir de 25 de janeiro, para o projeto Memória e Qualidade de Vida. O objetivo é contribuir para a boa saúde mental dos servidores da universidade. A iniciativa busca atender funcionários com 50 anos ou mais. Nesta terceira edição, os encontros também são abertos a familiares de servidores.

A oficina realiza um trabalho preventivo, com exercícios que estimulam a memorização. O projeto ocorre de forma interdisciplinar e visa estimular a atenção, a concentração e habilidades dos servidores que estão em processo de envelhecimento e normalmente não dão a devida atenção à perda de memória.

“Na oficina, a gente encara isso como um processo de prevenção, com técnicas e instrumentos validados que trabalham o tema de forma lúdica e interativa. São aplicadas técnicas que potencializam as habilidades necessárias para a memorização”, detalha Eleuses Amorim, assistente social dos Subsistema Integrado de Atenção à Sáude do Servidor (Siass/UFJF), com o qual o projeto tem parceria.  Faz parte ainda da estratégia a consolidação do Pró-vida, o  Programa de Qualidade de Vida do Trabalho.

Os participantes das duas primeiras edições mostraram-se interessados em seguir com os exercícios. O acompanhamento à principio aconteceu por e-mail, dentro das possibilidades dos organizadores, mas agora este pode ser um projeto permanente dentro da universidade. “A partir deste ano estamos prevendo fazer um encontro de egresso, ainda sem data planejada, pegar as pessoas que passaram pelo primeiro e pelo segundo, juntar com as do terceiro e fazer uma avaliação para ver a evolução dos participantes”, explica.

A ideia surgiu através de um projeto de extensão semelhante, oferecido pelo Hospital Universitário (HU) aos seus usuários. De acordo com Eleuses, uma das características do funcionalismo público é ter um número considerável de servidores com idade próxima à da aposentadoria. Na UFJF, não é diferente e, a partir desse aspecto, a equipe adaptou o projeto e começou a oferecê-lo aos professores e técnico-administrativos. Para a terceira edição, o número de participantes será o mesmo, com 12 ou, no máximo, 14 pessoas.

As inscrições começam no dia 25, se estendem até 13 de fevereiro e podem ser feitas pelo telefone 3215-4694 ou pelo e-mail polodoenriquecimentocultural@gmail.com, com nome, telefone, e-mail, setor e idade. As atividades começam em 18 de fevereiro. Serão oito encontros semanais, que ocorrerão às quintas-feiras, das 15h às 17h, no Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade, que fica na Casa de Cultura.

Outras informações:

3215-4694 – Polo de Enriquecimento Cultural