Por meio de consulta realizada nos dias 20 e 21, a comunidade acadêmica da UFJF determinou que haverá segundo turno entre os candidatos que disputam os cargos de reitor e vice. De acordo com a comissão eleitoral, foram contabilizados 9.672 votos distribuídos entre discentes, docentes e técnicos administrativos.
Considerando os três segmentos, a chapa 1 “Reconstruir a UFJF”, representada por Marcus David e Girlene Alves da Silva obteve 42,75% dos votos; Rubens de Oliveira e Leonardo de Oliveira Carneiro da chapa 2, “Independência e Mudança”, obtiveram 25,15%, enquanto a chapa 3 “Competência e Respeito: Caminhar com Responsabilidade”, representada por Dimas Augusto Carvalho de Araújo e Hélio Antônio da Silva; 32,10%. Com isso, as chapas 1 e 3 disputam a preferência na escolha dos que vão ocupar os cargos.
A campanha eleitoral do segundo turno começa na segunda-feira, 25 e estende-se até 1º de fevereiro. Um debate on-line está previsto para o dia 28 de janeiro. A nova consulta acontece nos dias 3 e 4 do próximo mês. Decidida a dupla vitoriosa, os nomes são levados ao Conselho Superior, que encaminha ao Ministério da Educação uma lista contendo os indicados.
No site da comissão eleitoral é possível encontrar os detalhes da apuração.