Os textos já estão disponíveis em espaços da UFJF-GV, como os ônibus universitários. (Foto: Aline Costa)

Quem frequentar alguns espaços do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) até o final deste ano será provocado a refletir sobre os diferentes aspectos da formação familiar. É que já estão disponíveis nos ônibus, no Restaurante Universitário e na Clínica-Escola de Fisioterapia os poemas, trechos de livros e demais textos que fazem parte da 23ª edição do Vamos Ler!’, projeto que desde o ano de 2015 se dedica a fomentar a literatura no ambiente acadêmico.

Para esta edição, que tem a família como tema, foram selecionados fragmentos de obras como ‘Torto Arado’, de Itamar Vieira Junior, ‘Lavoura Arcaica’, de Raduan Nassar, além de publicações de diversos outros autores. Todo esse material, cuja curadoria ficou a cargo da equipe do projeto, tem um objetivo principal: fazer cada leitor pensar sobre as conformações, o reconhecimento do que é uma família no contexto atual, proteção, igualdade e diferenças.

Estudante do curso de Administração e bolsista do projeto, Andrew Carlos Amaral Oliveira cita o reconhecimento das uniões homoafetiva como um exemplo dessa diversidade de concepção familiar. “Trouxe um modelo mais inclusivo e plural de nossa sociedade, sobretudo diante do debate de gênero e sexo que estão em pauta em todo mundo. Atualmente, o conceito de família não está atrelado exclusivamente a união de pessoas de sexos opostos, mas a toda uma gama de uniões que têm o afeto como base”, afirma.

Um diferencial desta edição do ‘Vamos Ler!’ é a parceria com o projeto Sarauzim, um espaço de trocas artísticas e diálogo fundado pelo egresso do curso de Direito da UFJF-GV, Thomaz Edson Chaves Fernandes. Segundo Fernandes, a ideia da temática surgiu no contexto da disciplina direito de família. “Nos encontros tivemos boas discussões sobre a proteção dessa instituição e a visão de que ela não pode ser deficitária, especialmente por questões de raiz homofóbica e de uma moralidade excludente”, relembra.

Bibliotecária da UFJF-GV e uma das coordenadoras do ‘Vamos Ler!’, Aline Costa faz coro aos depoimentos de Fernandes e Oliveira. “Esta edição do projeto nos leva a refletir sobre a família e suas diversas formas de construção. E que todas elas devem ser respeitadas e aceitas, visto que a família é a base, o porto seguro, o apoio no crescimento e desenvolvimento de todos que dela participam”, enfatiza.

Para mais informações, acesse a página do projeto.