Na UFJF desde 2015, a servidora possui uma década e meia de atuação na cultura. (Foto: arquivo/Comunicação UFJF-GV)

Há pelo menos 15 anos ela se dedica a difundir e estimular a cultura produzida em solo valadarense. Por toda essa trajetória, Flávia Carvalho dos Santos, servidora do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), foi premiada pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares. Além dela, outras 35 pessoas – incluindo artistas e demais profissionais da área – também foram contempladas no Edital 2023 de Premiações de Trajetórias Culturais, da Lei Paulo Gustavo.

Produtora cultural na UFJF-GV desde 2015, a atuação de Flávia Carvalho na universidade é pautada na articulação da academia com a classe artística e a comunidade, sempre reforçando dentro da instituição o seu importante papel na área cultural junto à sociedade. E para cumprir esse objetivo, ela busca estabelecer uma série de parcerias entre o campus, o poder público e os diversos agentes culturais da cidade, caso de eventos como a Semana da Dança, o Festival de Jazz e a Feira Literária. A servidora ainda está à frente de duas importantes iniciativas da universidade no campo da cultura, o projeto Vamos Ler! e o Coral Universitário, o primeiro grupo adulto do segmento, totalmente laico, de Valadares.

Só que a trajetória de Flávia na cultura é bem anterior ao seu ingresso na UFJF. Desde 2008, ela integra diferentes instituições de Governador Valadares, atuando principalmente na área de produção artística e cultural. Nesse período, já atuou em Organizações Não Governamentais (ONGs), como o Núcleo Cidade Futuro, além do Serviço Social do Comércio (Sesc). E já fez parte do Conselho de Patrimônio Cultural e ajudou a estruturar as conferências populares de cultura e o grupo GV Cultural, que reúne mais de 100 atores culturais da cidade em um espaço de troca de informações. A servidora também é a responsável pela criação, em 2022, da biblioteca comunitária Espaço Ler e Saber, localizada na Conferência da Sociedade São Vicente de Paulo do bairro São Pedro.

Flávia ainda desempenha um trabalho de divulgação e popularização da arte, cultura e educação, por meio de publicações no Interioriza, um perfil mantido por ela no Instagram, e no Jornal da Cidade, sempre visando a formação de público e o enaltecimento dos artistas locais.

Toda a atuação de Flávia tem como característica o protagonismo da comunidade e da classe artística. “São convidados para executar as ações os artistas e produtores locais, e, para mobilizar os trabalhos, a própria comunidade. Os projetos são sempre executados em parceria com diferentes públicos e esferas: privada, pública, terceiro setor, grupos religiosos”, explica.

O Coral Universitário é uma das ações coordenadas por Flávia Carvalho no campus. (Foto: arquivo/Comunicação UFJF-GV)

E os resultados têm aparecido. “Há um excelente retorno por parte da comunidade. Em Valadares, é importante observar que temos um longo trabalho de formação de público. Para algumas ações, como na área de música, já temos um público interessante, que participa em maior número, principalmente para eventos de grande porte. Já para áreas como artes plásticas ou ações como rodas de conversa, onde os temas transversais à cultura são debatidos, ainda é preciso melhorar o trabalho de divulgação e mobilização. Mas o cenário vem melhorando muito nos últimos anos, em especial com maior articulação da própria comunidade artística”, comemora.