Com o objetivo de ampliar o trabalho de assistência e desenvolvimento social na região, o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), em parceria com o Conselho Particular São Pedro, da Sociedade São Vicente de Paulo, inaugura neste sábado, 4 de março, às 10h, uma biblioteca comunitária no bairro São Pedro.

Situado à rua Israel Pinheiro, 596A, o espaço busca fomentar a leitura e integração entre os moradores do bairro São Pedro e adjacências, como Universitário e Santos Dumont. Idealizado e planejado desde 2022, a biblioteca conta, atualmente, com 170 livros de diferentes temáticas, como romance nacional e estrangeiro, história do Brasil e de Governador Valadares, temas religiosos, literatura infantil e infantojuvenil. Parte do acervo é fruto de doações feitas à instituição, inclusive de escritores e produtores culturais da cidade e região.

Espaço conta com 170 livros de diferentes temáticas (Foto: Divulgação)

Através da UFJF-GV, o projeto tem a participação do projeto Vamos Ler!, desenvolvido pela jornalista e produtora cultural Flávia Carvalho e pela bibliotecária Aline Costa. Também fazem parte da ação as estudantes Rebeca Dias (Farmácia) e Nathany Beatriz Pereira (Fisioterapia), através do projeto “Produção criativa na UFJF-GV”, dentro do programa de bolsa de Iniciação Artística 2022 (PIBIART) da Pró-reitoria de Cultura.

Idealizadora da proposta, Flávia Carvalho recorda que a instalação da biblioteca comunitária faz parte da expansão do Vamos Ler!, projeto da universidade que visa fomentar o interesse pela leitura. “Desde 2015 estamos sempre atualizando as ações do projeto, buscando aproximação com leitores e também escritores e produtores culturais. Além da disponibilização, de diferentes formas, de textos e poemas para a comunidade acadêmica, o Vamos Ler! já articulou lançamentos de livros, rodas de conversa e parceria com feiras literárias. Agora, iniciamos o apoio de estruturação de bibliotecas comunitárias, realizando uma importante troca entre universidade e sociedade”.

Para a bibliotecária Aline Costa, a inauguração do espaço auxilia que a universidade extrapole seus muros. “Essa é mais uma importante ação em que colocamos a UFJF-GV em prol da comunidade. E por isso pretende ser dinâmica, lúdica e simples, em local de fácil acesso a todos da região. Sem dúvida, é uma proposta de grande importância para todos nós, tanto organizadores quanto usuários.”

Parte dos recursos do projeto é do edital Doce 2022, da Fundação Renova, que visa fomentar e apoiar projetos nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer, nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, no Espírito Santo e em Minas Gerais. No segundo semestre de 2023 o projeto oferecerá diversas atividades, como cinema comentado, rodas de conversa e oficinas para jovens, com foco no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Mais informações podem ser obtidas através do @interioriza.br ou interioriza.br@gmail.com