Feira de Ciências realizada em 2014 (Foto: Arquivo/UFJF)

Feira de Ciências realizada em 2014 (Foto: Arquivo/UFJF)

Reconhecer e premiar os novos talentos de física, química e biologia. É o que busca a Feira de Ciências organizada pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que chega este ano à 24ª edição. Na quarta-feira, dia 21, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) recebe 249 alunos dos ensinos fundamental e médio. Eles

 representam dez escolas, sendo oito de Juiz de Fora e duas de Santos Dumont. Para os alunos do ensino médio, há um incentivo a mais: o vencedor participará da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na Universidade de São Paulo (USP) em março de 2016.  

Para o coordenador do evento e professor da UFJF, Fábio Zappa, a inclusão é o aspecto mais importante da feira. “Não fazemos seleção de trabalhos justamente para poder dar a todos uma oportunidade igual.” Para esta edição, foram 59 trabalhos escritos. Zappa ressalta que, além de dar visibilidade e oportunidade de maior conhecimento por parte dos alunos, a feira tem outro objetivo. “Fazemos o evento não só para as crianças, mas para os professores também. A premiação prestigia o papel deles na formação dos alunos, nem sempre reconhecido.”  

A premiação a qual Zappa se refere também é outro atrativo aos participantes. Na Feira de Ciências os estudantes não expõem somente seus trabalhos, mas competem para decidir qual o melhor. São três categorias de premiação, divididas pelo nível escolar do participante. A categoria A é para alunos do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental; a B envolve alunos do quinto ao oitavo ano; e na C competem estudantes do nono ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Os premiados receberão certificados da UFJF.

Participação na Feira Brasileira

O vencedor da categoria C ganha uma oportunidade de apresentar seu projeto,  juntamente com seu professor, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada anualmente no campus da USP. Desde 2003, a Febrace reúne estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país, dando ao aluno a oportunidade de ampliar seu conhecimento e interesse na área. A próxima edição ocorrerá entre 14 e 17 de março de 2016.

Outras informações: (32) 2102-3307 (Departamento de Física-UFJF)