Período de consulta à comunidade é fundamental para a conclusão do plano (Foto: Caíque Caon)

O segundo período de envio de propostas para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) caminha para sua última semana. Até agora, foram enviadas 97 sugestões para contribuir com as diretrizes da UFJF nos próximos cinco anos. Em pouco mais da metade do tempo de consulta, o número de participações já é quase o mesmo da primeira fase, que obteve 99 contribuições.

O período de consulta à comunidade é fundamental para a conclusão do plano, e esta segunda fase tem valor especial, por contar também com a participação do público externo à Universidade. Nesses dez primeiros dias de consulta foram 14 participações da comunidade externa. Qualquer cidadão pode contribuir com os passos da Universidade de Juiz de Fora para os próximos anos. As sugestões podem ser enviadas até o dia 4 de outubro através deste link.

Assim como na primeira etapa da consulta pública, as sugestões vieram prioritariamente de alunos – das 97, 56 foram do corpo discente da UFJF. A ampla participação dos estudantes, segundo o vice-reitor Marcos Chein, revela a natural disposição deles para contribuir para formulação de metas as quais representem melhores condições de ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura na universidade em que escolheram realizar os estudos. “Isso demonstra o comprometimento deles com a instituição. Quanto aos técnicos, já recebemos contribuições valorosas as quais foram construídas durante a greve e expressam uma preocupação com os rumos da instituição da qual fazem parte. Quanto aos docentes, apesar de já contarmos com outras contribuições oriundas das unidades acadêmicas, acreditamos que eles ainda têm muito a nos ajudar e esse parece ser o momento propício para a manifestação de nossos colegas no processo de consulta on-line dentro de um contexto de greve em que a mobilização se faz urgente e a internet nos auxilia em muito nesse momento. Contamos, ainda, receber muitas sugestões para que o PDI da UFJF seja, de fato, o espelho de uma participação democrática no processo de escolhas de objetivos de nossa instituição.”

Também estão previstas, em outubro, audiências públicas nos dois campi, estendendo as formas de participação. Depois de compiladas as sugestões, o plano segue para aprovação do Conselho Superior.

Objetivos e metas

Além de exprimir a missão da instituição e os princípios que amparam suas práticas, o PDI estabelece amplas diretrizes, por meio de nove eixos temáticos, que nortearão objetivos e metas a serem alcançados pelas unidades acadêmicas e setores administrativos nos próximos cinco anos. É uma ferramenta decisiva para tornar ainda mais democrática a gestão da universidade.

Outras informações: Plano de Desenvolvimento Institucional