O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, nesta quarta-feira, 4, o Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI), válido para o período de 2022 a 2027. O documento define missão, política pedagógica institucional e estratégias para a UFJF atingir metas e objetivos.

Documento vai nortear ações estratégicas da Universidade até 2027 (Arquivo UFJF)

O Plano é resultado de um grande trabalho coletivo, elaborado com a participação de membros de toda a comunidade acadêmica. A aprovação, por maioria, se deu na continuidade da reunião do Conselho – iniciada na última sexta-feira, 29 de abril -, após discussão pelo plenário de alguns itens colocados em destaque. O texto final será agora revisado e ajustado para publicação nos próximos dias.

O PDI é uma exigência nos processos de avaliação institucional (da Universidade, e de cursos de graduação e de pós-graduação) e nas auditorias internas e externas. Para além dessas condições, o documento ainda permite à UFJF estabelecer um horizonte em relação ao qual deve se guiar nos próximos anos, refletindo suas políticas de estado e orientando os gestores, atuais e futuros, na construção de um plano de gestão anual, voltado para o alcance de metas e objetivos estabelecidos, o que visa contribuir para uma universidade cada vez mais eficiente e transparente.

Também foram aprovadas resoluções que criam a Escola de Artes Pró-Música e a casa Elenira Preta. Estes dois novos espaços nascem de uma divisão da antiga Casa de Cultura, localizada na Avenida Rio Branco, no centro de Juiz de Fora.