Obras de um prédio de três andares que abrigará, entre outros setores, área para aulas de ginástica olímpica e laboratórios (Foto: Twin Alvarenga)

As Olimpíadas e as Paralimpíadas do Rio de de Janeiro de 2016  já começaram, pelo menos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) dá andamento às melhorias na sua infraestrutra que viabilizaram o acordo, em 2014, para que as delegações de atletismo do Canadá e da China possam treinar na Universidade.

A instituição cederá espaço de treinos para as equipes cerca de três semanas antes das competições, em troca de palestras, workshops, cursos e intercâmbio científico. Segundo o chefe de gabinete da Reitoria, Renato Miranda, que participou de todo o processo, tudo começou em 2010. “Quando resolvemos nos candidatar para receber uma das delegações. Montamos uma equipe composta por representantes da Faefid, da Reitoria da UFJF e da Prefeitura de Juiz de Fora”. O período coincidiu com o término das primeiras obras dentro da faculdade, especialmente na área do atletismo. “Nos inscrevemos em uma plataforma do Comitê Olímpico Internacional (COI), enviando material digital e físico em 2012. A partir de então, começaram as negociações, visitas a Juiz de Fora, para apresentar a cidade, a estrutura hoteleira, a própria UFJF e a faculdade.”

Estrutura

O diretor da Faefid, Maurício Bara, afirma que “a estrutura da faculdade é suficiente para receber as delegações. Serão necessárias alguns ajustes, que já seriam feitos normalmente”, como a ampliação da sala de musculação; a aquisição de novos equipamentos como barreiras; balizas; dardos; e discos, além de outros investimentos como a construção de um novo ginásio; salas de aula; e um prédio com três andares.

A previsão é de que as obras terminem até o primeiro trimestre de 2016, com um investimento orçado em R$ 30 milhões. Bara destaca que “a parceria será muito importante para a Universidade, já que permitirá que alunos e professores tenham mais chances de fazer intercâmbio e trocar experiências” além de outras atividades previstas.

Cada delegação deverá trazer, em média, 180 integrantes, entre comissão técnica e atletas, sendo que o Canadá tem prioridade nos horários de treinamento, já que manifestou o interesse primeiro. Na história dos Jogos Olímpicos, a equipe canadense conquistou 52 medalhas no atletismo, sendo 13 de ouro, enquanto a China conquistou 15, cinco delas de ouro. Em 2016, as Olimpíadas acontecerão de 5 a 21 de agosto, e as Paralimpíadas, de 7 a 18 de setembro.

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid-UFJF)