centro_de_ciencias_

Atividades do curso de Introdução à Astronomia inclui aulas teóricas e práticas, como observação em telescópio (Foto: Centro de Ciências/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Ciências, está com inscrições abertas para três cursos gratuitos destinados a professores da rede básica do ensino público e alunos de Licenciatura em Física. Ao todo são oferecidas 50 vagas para “Introdução à astronomia”, “Mini Tabela Periódica Interativa” e “Metodologia do Ensino de Física de Partículas”.

O principal objetivo do projeto é colaborar para a formação continuada dos profissionais do ensino público, com abordagem mais dinâmica e interativa sobre os temas. A partir dessa premissa, os cursos visam apresentar novas maneiras de despertar o interesse dos alunos, incentivar novos métodos de aprendizagem e oferecer embasamento teórico e prático para as aulas.

Os encontros ocorrem uma vez por semana ao longo de quase três meses (veja o quadro abaixo). A inscrição pode ser feita pelos telefones (32) 3229-7606 e (32) 3229-5923.

Introdução à astronomia
O curso conjuga aulas teóricas e práticas, como observação em telescópio e montagem de lunetas. O professor Cláudio Henrique Teixeira conta que participantes do curso realmente levaram o aprendizado para salas de aula, tendo como resultado, o ensino público mais capacitado.

O coordenador do Centro de Ciências, Elói Teixeira César, conta que o ensino básico perpassa a astronomia, contudo, é preciso mais aprofundamento nas salas de aula, por isso, a importância de iniciativas como esta.

Metodologia do Ensino de Física de Partículas
O campo da física que estuda as partículas subatômicas, como prótons, elétrons e nêutrons, é o foco do curso. Conforme o professor do curso Thales Costa Soares, há um esforço para modificar o currículo de Física no Ensino Médio, sendo relevante oferecer aos futuros docentes método alternativo de aprendizagem. A proposta é desenvolver metodologia mais dinâmica, pela qual o próprio cursista pode encaminhar propostas e temas para as aulas, fazendo com que a troca de conhecimento seja coletiva. Por ser tema mais complexo e de difícil aplicação na prática escolar, o curso é baseado principalmente em aulas teóricas.

Mini Tabela Periódica Interativa
Direcionado a professores de química do Ensino Fundamental II e Educação Básica, o curso objetiva apresentar novas formas de trabalhar com a tabela periódica.

O Centro de Ciências dispõe de tabela periódica de 1 metro de comprimento com informações e amostras de todos os elementos. Com a versão reduzida, portátil, professores podem levá-la emprestada para salas de aula. Participantes do curso também poderão participar da visita técnica ao Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, que abriga acervo de minerais e explica a aplicabilidade dos componentes. O curso é ministrado pelo professor e diretor do Centro, Elói Teixeira César.

Cursos, vagas e horários

cursos_oferecidos_Centro_Ciencias_UFJF_1_Sem_2016

Cursos oferecidos pelo Centro de Ciências da UFJF

O cursos integram o projeto Novos Caminhos para o Ensino de Ciências na Escola,
com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações: (32) 3229-7606 e 3229-5923 (Centro de Ciências da UFJF)