Matrícula acontece no Anfiteatro das Pró-reitorias, em Juiz de Fora, reunindo centenas de estudantes e familiares (Foto: Twin Alvarenga)

Começaram nesta segunda-feira, dia 2, as matrículas dos aprovados na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Antes das 7h, no campus sede, algumas pessoas já chegavam para a matrícula do cursos de Ciência da Computação, Química, Ciências Exatas e Nutrição, agendada para inicio às 8h30.

O momento, marcado pela ansiedade dos calouros, também foi de celebração para as famílias. Entre elas, a de Matheus, que considera estudar na UFJF uma tradição. Vitória Maria e Ricardo Nogueres esperavam quase impacientemente a saída do neto do anfiteatro. “Ele é mais um da família Nogueres a estudar aqui”, conta Vitória, orgulhosa. “Meus irmãos estudaram aqui na década de 70, depois foram meus filhos”, contou. “Nora, cunhado… muita gente”, completou Ricardo. E agora, Matheus, de 18 anos, novo estudante do curso de Ciências Exatas.

Com uma trajetória familiar bastante diferente, Samanta Carolino, 19, aprovada em Ciências Humanas, também veio acompanhada dos seus familiares. A mãe Nilcéia, o pai José Carlos e o irmão mais novo, Sávio, vieram de São João del Rey para prestigiar a entrada de Samanta na Universidade. Eles não possuem ensino superior, mas sempre incentivaram e apoiaram a filha. A maior inspiração para a conquista foi um dos tios da caloura, que ingressou na faculdade com 40 anos. “Fomos na formatura e o vimos pegando o canudo. Foi um grande incentivo”, conta Nilcéia. Encantados com a UFJF, a entrada de Samanta já influencia o pequeno Sávio, que gostou da UFJF e já deixou aberta a possibilidade de estudar na instituição no futuro.

Além dos cursos previstos para matrícula as 8h30, estiveram presentes nesta manhã, em Juiz de Fora, calouros de Administração, Engenharia Computacional, Engenharia Mecânica, Estatística, Filosofia, Jornalismo, Matemática, Ciências Econômicas e Física. Já a parte da tarde foi reservada para os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Engenharia Elétrica, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção.

Mais alunos em Governador Valadares

Nova estudante de Ciências Contábeis, Vitória deixará Ipatinga por Governador Valadares

Em Governador Valadares, a manhã também foi de concretização de sonhos, onde 125 aprovados pelo Sisu fizeram suas matrículas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Nutrição e Odontologia.

Fernanda Kele Costa Souza, 18 anos, a nova aluna do curso de Administração, era uma das primeiras da fila. Valadarense, Fernanda sempre estudou em escola pública. “A UFJF é uma oportunidade única para mim, que preciso estudar em uma federal, e mais ainda por ser em minha cidade. Estou muito feliz”, disse a estudante. “É um sonho que realizamos hoje. É uma vitória para toda a família. Agora minha filha tem a chance de estudar, de se formar e ser alguém na vida. É muito bom ter uma universidade federal aqui”, contou emocionada a mãe da jovem, Tatiana Sandra da Costa Souza.

Mesmo não ainda morando ainda em Governador Valadares, Vitória Verediana, 17 anos, considerou a possibilidade de ficar perto da família, de Ipatinga, a 100km de Valadares, como um fator positivo. “Estou com grande expectativa. Escolhi a UFJF por ser uma boa faculdade e agora é me adaptar a nova vida”, disse a estudante aprovada para o curso de Ciências Contábeis.

A matrícula dos aprovados pelo Sisu continua nesta terça-feira, 3, nos dois campi, para outros cursos. Veja aqui no calendário a programação

Orientações sobre a matrícula

Manual do calouro

Outras informações: (32) 2102-3911/ 3978/ 3979 (Central de Atendimento-UFJF)