O Vôlei UFJF já conhece seu adversário na semifinal do Campeonato Mineiro. O time da Federal enfrentará o Camponesa/Minas no próximo sábado, dia 18, no Ginásio do Riacho, em Contagem, em horário a ser definido. A classificação final da primeira fase do Mineiro foi definida na noite de quarta-feira, com Sada/Cruzeiro em primeiro, Camponesa/Minas em segundo, UFJF em terceiro e Montes Claros em quarto lugar. Portanto, os confrontos de sábado serão Sada/Cruzeiro x Montes Claros e Camponesa/Minas x UFJF. Os vencedores de cada jogo disputarão a final no domingo.

Enquanto intensifica os preparativos para a semifinal do Estadual, o Vôlei UFJF colhe os frutos de sua primeira viagem internacional, realizada entre 5 e 12 deste mês. O time juiz-forano disputou dois quadrangulares na Argentina: a Copa Ciudad de Bolívar e a Copa Ciudad de Almirante Brown. Em ambos, ficou com a terceira colocação. Mas não só as medalhas de bronze foram positivas nessa experiência. Em cinco jogos disputados, foram três vitórias e duas derrotas. Além disso, a UFJF foi a única equipe a vencer o Bolívar, que conquistou os dois torneios e é, junto com o UPCN, a principal força do voleibol argentino. Aliás, nos quadrangulares internacionais, a Federal não perdeu sequer um jogo para os times argentinos. “Dentro de uma semana, vencemos o UPCN (em Juiz de Fora, no Desafio Brasil x Argentina de Vôlei), que é o atual campeão argentino, o Bolívar, hexacampeão argentino, e o Lomas, atual vice-campeão. É um êxito importante contra esta escola de grandes jogadores e grandes equipes”, avalia o diretor técnico Maurício Bara Filho.

Bara destaca, também, outros fatores positivos da viagem: “Do ponto de vista institucional, a equipe se fortaleceu com a abertura de contatos com uma outra escola, com um outro mercado. Foi importante ter recebido o convite e ter ido a dois campeonatos internacionais. Fomos muito bem recebidos lá. E as portas estão se abrindo mais. O Bolívar já quer repetir a parceria no ano que vem. Espero dar continuidade a este intercâmbio para, cada vez mais, podermos usufruir deste benefício tático, físico, técnico e também em termos institucionais para o Projeto Vôlei UFJF.”

O técnico da Federal, Chiquita, considerou a oportunidade produtiva e positiva: “Conseguimos dar experiência à equipe, com jogos de alto nível, nos quais tivemos de valorizar a posse de bola. Nos momentos difíceis, não perdemos a agressividade em fundamentos como saque e ataque. Além disso, pudemos melhorar a tática de ataque contra equipes que possuem um alto volume de jogo, criar condições de jogo para atletas que estavam atuando menos, confrontar a tática da equipe contra um sistema argentino de muito volume e qualidade técnica e avaliar individualmente os atletas nos momentos decisivos de cada partida.”

Outras informações: (32) 8848-5730/ 8843-0007 ( Assessoria do Vôlei UFJF)