Fechar menu lateral

LMD enfrenta desafios em mais um ano de atividades remotas e obtém resultados expressivos

Por Helena Amaral

 

Em função da situação de saúde pública decorrente da pandemia de Covid 19 no Brasil, no ano de 2021, as atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Juiz de Fora (PPGCOM-UFJF) se mantiveram remotas. Para além da realização de disciplinas via plataforma online, iniciadas em 2020 após suspensão das atividades presencias pela UFJF, o Programa e seus/suas pesquisadores/as – docentes e discentes -, participaram de e realizaram diversas outras atividades, inclusive no âmbito dos grupos de pesquisa coordenados por professores/as do PPGCOM.

 

Além de dar continuidade a projetos e pesquisas iniciados em 2020, os/as integrantes do Laboratório de Mídia Digital (LMD) também empreenderam outras iniciativas no decorrer de 2021. O ano dos/das pesquisadores/as do grupo foi marcado por participações em eventos, organização de mais uma edição da HQWeek!, indicação e recebimento de prêmios, chegada de novos integrantes, dentre outras atividades.

 

Abertura da HQWeek! 2021,que teve como tema o papel das HQs na promoção da inclusão social.

Abertura da HQWeek! 2021,que teve como tema o papel das HQs na promoção da inclusão social.

 

Segunda edição da HQWeek! e indicação ao Troféu HQMIX

Entre os dias 26 e 30 de julho de 2021 foi realizada a segunda edição da HQWeek!. Online e gratuito, o evento reuniu artistas, fãs e acadêmicos para debater sobre o universo das histórias em quadrinhos. Em 2021, a edição teve como tema o papel das HQs na promoção da inclusão social, abarcando, dentre outras, discussões sobre a representatividade LGBTQIA+ e étnica-racial nos quadrinhos, acessibilidade e universo feminino das HQs.

 

Ao longo de cinco dias, foram realizadas mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos acadêmico-científicos. Como novidades da edição 2021, os/as inscritos/as também puderam participar de oficinas, acompanhar sessões diárias de lançamentos de obras e se divertir em um torneio de Fortnite.

 

Em 2021, a equipe da HQWeek! ganhou reforços. Além do LMD, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/Facom/UFJF) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a organização da segunda edição do evento teve apoio do Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB); do grupo de pesquisa Computação, Semiótica e Games (CSGames), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); do grupo de pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação (TEDE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR); do site Raio Laser e da Gibiteca de Curitiba.

 

Para além de uma segunda edição com ainda mais atividades e um reforço no time de parceiros/as, o sucesso da HQWeek! também foi reconhecido com a indicação da edição 2020 ao 33º Troféu HQMIX, na categoria Evento. Considerado o Oscar brasileiro dos quadrinhos, o prêmio foi criado em 1989 e tem como objetivo divulgar, valorizar e premiar produções nacionais em artes gráficas.

 

Para saber mais sobre como foi a II HQWeek!, confira a cobertura completa do evento no site do LMD.

 

 

Pesquisadores e pesquisadoras do LMD apresentam os resultados da pesquisa "Novas experiências imersivas e interativas em podcasts".

Pesquisadores e pesquisadoras do LMD apresentam os resultados da pesquisa “Novas experiências imersivas e interativas em podcasts”.

 

Participações em congressos da comunicação e publicações

Em 2021, os/as integrantes do LMD também mantiveram sua produtividade a partir da participação e apresentação de trabalhos científicos em congressos da área, no Brasil e no exterior. No mês de abril, a pesquisadora Cristiane Turnes participou do VI Congreso Internacional Comunicación y Pensamiento, evento online organizado pela Universidade de Sevilha, na Espanha. A mestranda apresentou o artigo “Lives, quarentena e YouTube: um estudo das transmissões ao vivo do canal ‘Omeleteve” durante a quarentena”. Os trabalhos apresentados no evento serão reunidos em um livro, a ser publicado pela editora Dykinson.

 

Também no mês de abril, os pesquisadores Stanley Teixeira e Pedro Ventura, e as pesquisadoras Beatriz Fonseca, Ana Clara Fernandes, Helena Amaral e Luana Viana apresentaram trabalhos de pesquisa no encontro Novas Dinâmicas dos Conteúdos Sonoros no Ambiente Digital. Realizado de forma online, o evento foi organizado pelo Grupo de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, em Portugal. Os trabalhos apresentados estão sendo avaliados para integrar uma publicação, a ser feita via Imprensa da Universidade de Coimbra. 

 

Em dezembro, a doutoranda Luana Viana participou das VIII Jornadas Doutorais do Instituto de Ciências Sociais, na Universidade do Minho, em Portugal, onde realizava doutorado-sanduíche desde setembro de 2021. Durante o evento, a discente apresentou o trabalho “Estudos em podcasting: Um panorama das pesquisas portuguesas”.

 

Também como parte de sua experiência no exterior, Luana foi uma das convidadas do PPGCOM Internacional. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, o evento online teve como proposta principal apresentar pesquisas desenvolvidas por discentes do Programa durante seus períodos de estudo no exterior. Em uma das três sessões realizadas, intitulada “Metajornalismo em podcasts narrativos: o discurso da verdade em pauta”, a doutoranda pôde falar um pouco mais sobre a pesquisa desenvolvida em Portugal. O professor Carlos Pernisa Júnior e a professora Madalena Oliveira, que orienta Luana na universidade portuguesa, também participaram da sessão.

 

O ano de 2021 também foi de reconhecimento e consolidação de trabalhos iniciados em 2020 pelos/as pesquisadores/as do Laboratório de Mídia Digital. A produção conjunta de artigos científicos sobre a websérie “Se eu estivesse aí” resultou numa futura edição de um e-book. O livro reúne os textos produzidos pelos/as integrantes do LMD, a partir de diferentes abordagens e olhares para a produção audiovisual, apresentados em congressos da comunicação em 2020. Organizado pelo professor Carlos Pernisa e por Luana Viana, a obra será publicada pelo Selo Comunicação e Sociedade, vinculado ao PPGCOM-UFJF.

 

Terceiro lugar no Prêmio Freitas Nobre 2021, a doutoranda Luana Viana foi convidada de uma das lives da Cátedra em Comunicação e Informação da Intercom – José Marques de Melo.

Terceiro lugar no Prêmio Freitas Nobre 2021, a doutoranda Luana Viana foi convidada de uma das lives da Cátedra em Comunicação e Informação da Intercom – José Marques de Melo.

 

Outro fruto da participação em eventos foi a conquista do terceiro lugar no Prêmio Freitas Nobre 2021 pela pesquisadora Luana Viana. Promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a premiação é concedida a estudantes de doutorado que apresentam trabalhos nos Grupos de Pesquisa (GPs) da Intercom, durante os congressos nacionais da entidade.

 

Luana concorreu com o artigo intitulado “O áudio pensado para um jornalismo imersivo em podcasts narrativos”, apresentado no GP Rádio e Mídia Sonora, em 2020. Em função do recebimento do prêmio, a doutoranda e o professor Carlos Pernisa foram convidados a participar das lives da Cátedra em Comunicação e Informação da Intercom – José Marques de Melo, cujas sessões da terceira temporada receberam vencedores/as de 2021 dos prêmios da Intercom. A íntegra da live pode ser vista aqui.

 

Os/as pesquisadores/as do Laboratório de Mídia Digital também participaram de eventos nacionais da comunicação, dentre eles o IV Simpósio Nacional de Rádio, o XIII Encontro Nacional de História da Mídia, o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e a IV Jornada Internacional GEMInIS – Plataformização do Entretenimento.

 

Além de publicações em anais de congressos – alguns ainda em fase de elaboração -, também foram publicados textos em periódicos da área e em livros. Confira abaixo os trabalhos produzidos e/ou apresentados pelos/as pesquisadores/as do LMD em 2021:

 

Realização: 28 a 30 de abril

Trabalhos apresentados:

“Lives, quarentena e YouTube: um estudo das transmissões ao vivo do canal ‘Omeleteve’ durante a quarentena” – Cristiane Turnes Montezano.

 

Realização: 30 de abril de 2021.

Trabalhos apresentados:

– “Novas experiências imersivas e interativas em podcasts” – Stanley Teixeira, Pedro Ventura, Beatriz Fonseca e Ana Clara Fernandes.

– “Jornalismo público em podcasts da Rádio Câmara JF: análise noticiosa do Resumo da Semana” – Helena Amaral e Marise Baesso.

– “Podcasting e a Nova Ecologia de Mídia” – Luana Viana.

 

Realização: 5 a 7 de maio de 2021.

Trabalhos apresentados:

Estudos sobre podcasts: aspectos do estado da arte das pesquisas sobre rádio e mídia sonora – Luana Viana.

A podosfera é delas? Um panorama brasileiro sobre podcasts apresentados apenas por mulheres – Yasmin Winter e Luana Viana.

A prestação de serviços em podcasts universitários: análise do ‘Coronavírus em Xeque’ – Helena Amaral.

 

Realização: 22 e 23 de junho.

Trabalhos apresentados:

– “Literacia Midiática em podcasts acadêmicos: análise do PapoCom” – Helena Amaral e Carlos Pernisa Júnior.

 

Realização: 18 a 20 de agosto de 2021.

Trabalhos apresentados:

A digitalização do rádio brasileiro registrada em eventos nacionais da comunicação: um levantamento bibliográfico – Helena Amaral e Carlos Pernisa Júnior.

Categorização de podcasts no Brasil: uma proposta baseada em eixos estruturais a partir de um panorama histórico – Luana Viana e Luãn Chagas.

A Podosfera É Delas? Um Panorama Histórico Brasileiro Sobre Rádio e Mulheres – Yasmin Winter e Luana Viana.

Interação no ciberespaço: Relações compartilhadas nas mídias digitais – Cristiane Turnes Montezano e Carlos Pernisa Júnior.

 

Realização: 20 a 24 de setembro 2021.

Trabalhos apresentados:

– “Narrativa, conceitos e mídia digital: caminhos possíveis para analisar a estrutura das lives” – Cristiane Turnes Montezano e Carlos Pernisa Júnior.

– “Lux Ferre: uma experiência interativa em podcast” – Carlos Pernisa Júnior, Marcelo Moreno, Stanley Teixeira, Pedro Ventura, Ana Clara Fernandes Marrazzo, Beatriz Lucchesi.

– “Mobilizações transmídia por meio de hashtags: estudos de caso” – Larissa Rodrigues Natalino e Carlos Pernisa Júnior.

 

Realização: 4 a 9 de outubro de 2021.

Trabalhos apresentados:

O Jornalismo em Primeira Pessoa em Podcasts Narrativos: Encontros e Tensões Deontológicos – Luana Viana

 

Realização: 13 e 14 de outubro 2021.

Trabalhos apresentados:

– “Estudos em podcasting: um panorama das pesquisas portuguesas” – Luana Viana e Madalena Oliveira.

 

Realização: 1º a 4 de dezembro de 2021.

Trabalhos apresentados:

– “Metaverso: Para Além de uma ‘Segunda Vida’” – Carlos Pernisa Júnior.

– “Fotojornalismo, Espacialidades e as (Re)Significações das Reportagens em Ambientes Digitais” – Monique Ferreira Campos.

 

  • Publicações em periódicos e livros

“Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro” – Monique Ferreira Campos, Carlos Pernisa Júnior e Paulo Roberto Figueira Leal.

 

“O papel dos líderes diante da pandemia de Covid-19” – Carlos Pernisa Júnior.

 

“Entendendo a diferença entre interação e participação dos ouvintes do podcast? Um Milkshake Chamado Wanda?” – Luana Viana e Daniel Almeida.

 

“O áudio pensado para um jornalismo imersivo em podcasts narrativos”– Luana Viana.

 

“A podosfera é delas? Um panorama brasileiro sobre podcasts apresentados apenas por mulheres” – Luana Viana e Yasmin Winter.

 

“A rádio que -mostra- notícia: uma análise do canal da CBN no YouTube e uma nova categorização do uso de vídeos por emissoras radiofônicas” – Luana Viana e Mariana Peron.

 

“As vozes no radiojornalismo: quem fala nesse contexto expandido?” [resenha] – Luana Viana.

 

“Rádio e podcast: Estratégias de adaptação multiplataforma” – Luana Viana e Yasmin Winter.

 

Professora Kelly Cezar, coordenadora do do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais na Educação, durante abertura da HQWeek! 2021.

Professora Kelly Cezar, coordenadora do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais na Educação, durante abertura da HQWeek! 2021.

 

Parcerias e novos projetos

A primeira edição da HQWeek! aproximou o pesquisador Stanley Teixeira do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais na Educação, coordenado pela professora adjunta do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Kelly Cezar. Durante o evento do LMD foi apresentado o paper “O sentir nos olhos: arquétipos surdos”, elaborado pela docente em parceria com o professor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Felipe Henrique Baléa. A apresentação resultou em uma participação expressiva da comunidade surda do Paraná no evento.

 

Para além da inspiração temática e do apoio na realização da edição 2021 da HQWeek!, a parceria com o grupo TEDE também tem rendido frutos na condução de pesquisas sobre HQs imersivas. Em discussões travadas no âmbito do grupo, os/as pesquisadore/as observaram que as experiências de imersão poderiam ser construídas em camadas, o que possibilitaria combinar efeitos visuais e sonoros a recursos inclusivos, tais como LIBRAS, audiodescrição e dublagem.

 

Com fins de possibilitar a elaboração dessas histórias em quadrinhos imersivas, os/as pesquisadores/as vêm trabalhando e pesquisando formas de desenvolver uma plataforma que possibilite a construção dessas camadas. Nesse processo, que possui caráter coletivo e colaborativo, novas parcerias foram feitas, uma delas com um grupo de artistas do Rio Grande do Norte. Eles/as se interessaram pelo projeto e têm atuado no sentido de elaborar um design da informação que preserve a linguagem dos quadrinhos nas telas dos tablets, smartphones e monitores que serão usados para acessar o conteúdo da referida plataforma.

 

Reuniões do LMD

As reuniões do Laboratório de Mídia Digital (LMD) tiveram importante papel nos resultados expressivos alcançados por seus/suas integrantes ao longo de mais um ano de atividades remotas. Desde 2020, os encontros semanais vem sendo realizados de forma online.

As reuniões são voltadas à discussão de textos, decisões e atualizações relacionadas às pesquisas e projetos desenvolvidos no âmbito do grupo e trocas diversas entre seus/as integrantes. Interessados/as em participar podem entrar em contato com o LMD via Instagram (@lab.midiadigital).