Luana Viana conquista terceiro lugar em prêmio da Intercom

Por Helena Amaral

A integrante do Laboratório de Mídia Digital (LMD), Luana Viana, conquistou o terceiro lugar no Prêmio Freitas Nobre 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O resultado foi anunciado em cerimônia online, realizada no último dia de atividades do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

A premiação é concedida a estudantes de doutorado que apresentam trabalhos nos Grupos de Pesquisa (GPs) da Intercom, durante os congressos nacionais da entidade. Dois dos melhores trabalhos de cada um dos 34 GPs são escolhidos pela coordenação geral do evento e pelos(as) docentes coordenadores dos grupos. Os trabalhos, então, são submetidos à avaliação por um júri nacional, e três deles são escolhidos como finalistas do prêmio.

Luana Viana, que é aluna do terceiro ano de doutorado do PPGCOM-UFJF, concorreu com o artigo intitulado “O áudio pensado para um jornalismo imersivo em podcasts narrativos”. O trabalho foi apresentado no GP Rádio e Mídia Sonora, na edição 2020 do Congresso Nacional da Intercom. A pesquisadora ressalta que premiações como o Freitas Nobre permitem o reconhecimento e a visibilidade de pesquisas desenvolvidas na pós-graduação. “Isso dá mais ânimo de seguir estudando e contribuindo com a área acadêmica, ainda mais no atual momento em que estamos vivendo, marcado pelo descaso para com a ciência brasileira”, diz Viana, para quem o fato de ter sido indicada já é um prêmio.

A doutoranda também ressalta que a oportunidade de representar o LMD, o PPGCOM da UFJF e o Grupo de Rádio e Mídia Sonora em uma premiação estudantil é uma forma de retribuir todo o carinho que recebe. “As pesquisas não são feitas sozinhas; para chegar até essa indicação, o artigo apresentado compõe todo um trabalho árduo, coletivo, do que é a pesquisa em rádio e mídia sonora hoje no Brasil”, complementa Viana.

Os(as) interessados(as) em conhecer mais sobre o trabalho premiado e a pesquisa de doutorado de Luana Viana podem acompanhar as lives da Cátedra em Comunicação e Informação da Intercom – José Marques de Melo, cujas sessões da terceira temporada vão receber os(as) vencedores(as) de 2021 dos prêmios da Intercom. Acompanhada de seu orientador, Carlos Pernisa Júnior, Viana se apresenta no dia 08 de novembro, às 18h. O link para a inscrição, que é gratuita, será divulgado um dia antes, nos canais institucionais da Intercom. As sessões também serão transmitidas ao vivo no Facebook e disponibilizadas no YouTube, posteriormente.

Luana Viana_Intercom 2021

Jornalismo e podcasts narrativos

Luana Viana também se apresentou durante o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A apresentação se deu no GP Rádio e Mídia Sonora, no quarto dia de evento (07/10). No artigo “O Jornalismo em Primeira Pessoa em Podcasts Narrativos: Encontros e Tensões Deontológicos”, a pesquisadora se propõe a analisar como a narrativa em primeira pessoa, em podcasts jornalísticos, se estabelece frente a três das técnicas que embasam o jornalismo: a objetividade, a neutralidade e a imparcialidade.

Para tanto, Viana toma como objetos de análise os primeiros episódios dos podcasts Caso Evandro, que integra a quarta temporada do Projeto Humanos, e Praia dos Ossos, uma produção da Rádio Novelo. A partir de uma observação sistemática dos episódios, a pesquisadora busca mapear situações nas quais os(as) narradores(as) se colocam como centro do relato. Viana parte da hipótese de que, ao fazer uso da primeira pessoa, é possível que o(a) jornalista também reforce códigos deontológicos da profissão.

O embasamento teórico da pesquisa se dá a partir de duas abordagens principais. Na primeira, Viana se volta às relações entre a práxis jornalística e os princípios da objetividade, da neutralidade e da imparcialidade. Para análise dos três conceitos, a doutoranda recorre a diversos(as) autores da área, tecendo um olhar sobre os referidos aspectos a partir de duas dimensões: (01) princípio ético e (02) procedimentos metodológicos.

Em um segundo momento, Luana Viana aborda a centralidade dos sujeitos na narrativa jornalística. Dentre outras questões, a partir da análise de diferentes autores(as), a doutoranda identifica intersecções entre a objetividade e a subjetividade no jornalismo, e aponta para uma tendência de uso de relatos centrados nos sujeitos em produções da área, em especial em podcasts.

Tecidas as considerações teóricas, Viana parte para a análise dos episódios iniciais dos podcasts Caso Evandro e Praia dos Ossos. Com base nas observações feitas, a pesquisadora identificou quatro situações nas quais predominam o uso da primeira pessoa no jornalismo narrativo em podcast: (01) na explicação sobre o envolvimento do(a) narrador(a)/repórter com o fato narrado; (02) no compartilhamento de sentimentos e sensações do(a) narrador(a)/repórter com os(as) ouvintes; (03) em demonstrações das limitações do jornalismo em encontrar a verdade dos fatos – a despeito de toda a apuração, algumas perguntas podem ficar sem respostas -; e (04) na explicação dos processos de apuração e das decisões tomadas na construção dos produtos.