Fechar menu lateral

LMD mantém atividades mesmo em meio à pandemia

Por Helena Amaral

 

            Desde o dia 17 de março de 2020, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com as aulas presenciais suspensas. Como em tantas outras instituições de ensino superior do Brasil, a medida foi tomada como forma de conter a disseminação da Covid 19. Em função do quadro adquirido pela doença no país, a suspensão se estendeu ao longo dos meses de 2020, não sendo possível, ainda hoje, uma retomada segura do calendário presencial.

            Este cenário impôs desafios à administração da Universidade, bem como a docentes e discentes, que ainda estão se adaptando às aulas a distância, via Internet. O mesmo se deu no que diz respeito à condução das atividades desenvolvidas no âmbito de grupos, laboratórios e núcleos de pesquisa.

            No Laboratório de Mídia Digital (LMD), a manutenção dos encontros semanais, das leituras, das pesquisas, das produções científicas e das demais atividades acadêmicas se fez possível, no cenário dos encontros não presenciais, graças ao comprometimento assumido por seus pesquisadores e suas pesquisadoras. Quando a medida de suspensão foi tomada, o LMD ainda não havia dado início às atividades de 2020, o que fez com que a retomada se desse a distância.

            Logo, desde março do ano passado, as atividades têm sido realizadas de forma online, com reuniões todas as segundas-feiras, às 18 horas, via plataforma digital da UFJF. Os encontros são voltados para discussão de textos, condução de pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo e outras questões relacionadas às atividades do LMD. Os interessados em participar podem entrar em contato via Instagram (@lab.midiadigital).

            Além dos encontros semanais e a despeito das restrições e dificuldades impostas à pesquisa pelo caráter não presencial das atividades, os e as integrantes do Laboratório de Mídia Digital também realizaram uma série de outras ações em 2020, tais como a realização de um evento online sobre quadrinhos e a participação em congressos científicos.

 

Os quadrinhos em destaque na I HQWeek

            Entre os dias 25 e 29 de maio de 2020, o Laboratório de Mídia Digital (LMD), em parceria com o Laboratório de Aplicações e Inovação em Computação (LApIC- UFJF), realizou a primeira edição da HQWeek. Online e gratuito, o evento foi voltado ao debate de como as tecnologias digitais podem proporcionar novas experiências narrativas e revolucionar o mercado brasileiro de histórias em quadrinhos (HQs).

            A HQWeek foi coordenada pelo pesquisador do LMD, Stanley Teixeira, com suporte dos e das demais integrantes do grupo de pesquisa na organização, nas transmissões ao vivo, na divulgação e na cobertura das atividades. O evento contou com mesas redondas, palestras e apresentações de artigos.

            Nas apresentações e palestras, dezesseis pesquisadores e pesquisadoras compartilharam seus trabalhos de pesquisa com o público. Já nas mesas redondas, profissionais brasileiros consagrados no mercado de HQs promoveram debates sobre aspectos diversos que permeiam o universo das histórias em quadrinhos, tais como as relações dessas histórias com o jornalismo, a memória e a narrativa transmídia.

            Saiba mais sobre a HQWeek aqui.

 

Lives no contexto de pandemia

            Com fins de promover discussões online voltadas à comunicação e às suas interfaces com diversas áreas, em 2020 o Laboratório de Mídia Digital também realizou o LMD Lives. Com edições quinzenais, entre maio e agosto foram realizadas seis transmissões ao vivo, via Instagram e Youtube, nas quais pesquisadores e pesquisadoras convidados debateram temas atuais e de relevância para o campo comunicacional.

 

Edições do LMD Lives:

 

  • 18/05/2020: apresentação de Stanley Teixeira, pesquisador do LMD.

Tema: HQWeek.

 

  • 08/06/2020: apresentação de Carlos Pernisa Júnior, coordenador do LMD.

Tema: Fake News e pós-verdade em tempos de pandemia.

 

  • 22/06/2020: apresentação de Marcelo Moreno, coordenador do LApIC e do LMD.

Tema: (R)evoluções na tecnologia da TV Digital aberta.

 

  • 06/07/2020: apresentação de Luana Viana, pesquisadora do LMD e doutoranda do PPGCOM-UFJF, com participação do professor convidado Luãn Chagas (UFMT).

Tema: Desafios nos estudos em podcasting.

 

  • 20/07/2020: apresentação do professor convidado Wedencley Alves (UFJF), com mediação de Carlos Pernisa Júnior, coordenador do LMD.

Tema: O tempo da ciência e o tempo da mídia: questões e perspectivas.

 

  • 03/08/2020: apresentação da professora convidada Kelly Cezar (UFPR), com mediação de Stanley Teixeira, pesquisador integrante do LMD.

Tema: Acessibilidade/sensibilidade digital e inclusão.

 

Participações em congressos da comunicação

            A produção dos e das integrantes do LMD também se deu em termos de participação e apresentação de trabalhos científicos em congressos da comunicação. Neste sentido, destaca-se a produção de trabalho conjunto, feito a partir de abordagens diversas sobre a websérie “Se eu estivesse aí”.

            Produzida e protagonizada pela atriz Débora Falabella e pelo ator Gustavo Vaz, a websérie “Se eu estivesse aí” retrata os dramas de um casal em crise, separado e isolado durante a pandemia de Covid 19. O interesse pela produção como objeto empírico se deu, em especial, por se tratar de uma produção voltada ao ambiente digital – os episódios foram disponibilizados no Instagram e no portal de entretenimento da Rede Globo, o GShow – e pela proposta de imersão, a partir da utilização do áudio binaural – tecnologia que busca trabalhar os sons com fins de simular sua captura e, portanto, sua percepção, pelos ouvidos humanos em perspectiva tridimensional.

            Confira abaixo os trabalhos produzidos e apresentados pelos pesquisadores e pelas pesquisadoras do LMD em 2020:

 

Realização: 29 e 30 de junho de 2020.

Trabalhos apresentados:

– “Para além das fake news: O WhatsApp como instrumento de educação”, Larissa Rodrigues Natalino (LMD-UFJF) e Maria Luiza Rodrigues Natalino.

– “O papel das TVs públicas no contexto da pandemia de Covid 19: análise dos conteúdos noticiosos da JFTV Câmara”, Helena Amaral (LMD-UFJF).

 

Realização: 30 de junho e 1º de julho de 2020.

Trabalhos apresentados:

– “Circulação, desinformação e suas dimensões tecnológicas em tempos de pandemia”, Carlos Pernisa Júnior (LMD-UFJF).

– “Manifestação feminista sem fronteiras: do Chile para o Mundo”, Larissa Rodrigues Natalino (LMD-UFJF) e Carlos Pernisa Júnior (LMD-UFJF).

 

  • 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)

Realização: 3 a 6 de novembro de 2020.

Trabalho apresentado:

– “Estratégias sonoras de podcasts noticiosos diários brasileiros e a nova superação do gênero gráfico”, Luana Viana (LMD-UFJF) e Luãn Vaz Chagas (UFMT).

 

  • Congresso ALAIC (Associação Latino-americana de Investigadores em Comunicação)

Realização: 9 a 13 de novembro de 2020.

Trabalho apresentado:

– “Podcasts de debate: delimitação do formato”, Luana Viana (LMD-UFJF) e Yasmin Winter (UFOP).

 

  • 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional)

Realização: 1º a 10 de dezembro de 2020.

Trabalhos apresentados:

– “Imersão e inovação em Se eu estivesse aí”, Carlos Pernisa Júnior (LMD-UFJF);

– “Webséries em tempos de pandemia: ‘Se eu estivesse aí’”, Larissa Rodrigues Natalino (LMD-UFJF), Pedro Henrique Ventura Rodrigues de Almeida (LMD-UFJF), e Carlos Pernisa Júnior (LMD-UFJF);

– “Estudo de caso da websérie imersiva ‘Se eu estivesse aí’: estratégias desenvolvidas na construção de narrativas imersivas em mídia digital”, Cristiane Turnes Montezano (LMD-UFJF) e Carlos Pernisa Júnior (LMD-UFJF);

– “As possibilidades da obra de arte total na contemporaneidade”, Felipe Panisset Pedreira Ferreira (LMD-UFJF) e Carlos Pernisa Júnior (LMD-UFJF);

– “O áudio pensado para um jornalismo imersivo em podcasts narrativos”, Luana Viana (LMD-UFJF);

– “O sonoro como ferramenta de imersão em narrativas ficcionais: análise da websérie ‘Se eu estivesse aí’”, Helena Amaral (LMD-UFJF) e Carlos Pernisa Júnior (LMD-UFJF);

– “Imagem e construção de sentido: apontamentos para uma análise das relações entre interagentes e o fotojornalismo contemporâneo”, Monique Ferreira Campos (LMD-UFJF) e Carlos Pernisa Júnior (LMD-UFJF).

 

  • XII Simpósio Nacional da ABCIBER

Realização: 16 a 19 de dezembro de 2020.

Trabalhos apresentados:

– “Mídia, tecnologias e narrativas ficcionais: os elementos da imersão na websérie ‘Se eu estivesse aí’”, Monique Ferreira Campos (LMD-UFJF) e Carlos Pernisa Júnior (LMD-UFJF);

– “True Crime em podcasts: em que medida materiais complementares ao áudio são acionados”, Luana Viana (LMD-UFJF) e Carlos Pernisa Júnior (LMD-UFJF);

– “#gravidezaos10mata: tensões e mobilizações em net-ativismo”, Larissa Rodrigues Natalino (LMD-UFJF) e Carlos Pernisa Júnior (LMD-UFJF).