Profissionais de 42 centros de saúde de Governador Valadares receberão a oficina. (Foto: divulgação)

Uma oficina promovida por estudantes e professoras do curso de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) vai qualificar profissionais da atenção primária à saúde do município sobre o gerenciamento de resíduos decorrentes de suas atividades. A primeira delas aconteceu na última sexta-feira, 10. A ação é uma parceria com a Coordenação da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, representada por Lorena Coelho.

Ao longo dos meses de novembro e dezembro, uma equipe formada por discentes do quinto período do curso percorrerá 42 centros de saúde da cidade de Governador Valadares para ministrar os conteúdos a agentes comunitários, técnicos de enfermagem, profissionais de serviços gerais, enfermeiros, equipes de saúde bucal e demais categorias da atenção primária. E para preparar a oficina, esses estudantes fizeram uma verdadeira imersão no tema, com pesquisas, estudos dos protocolos oficiais, palestra, elaboração de dinâmicas e materiais pedagógicos ativos.

As professoras Simone de Pinho Barbosa e Maria Gabriela Bicalho, ambas do Departamento de Medicina, são as coordenadoras da oficina. Segundo as docentes, além do tema ser muito importante para os serviços de saúde e para a própria segurança dos profissionais, “compreender a dispensação correta dos resíduos de saúde reduz riscos e custos na dispensação final e garante maior segurança tanto aos profissionais, quanto ao ambiente dos serviços e aos usuários”.

Os conteúdos serão ministrados por estudantes de Medicina do campus, sob a coordenação de duas professoras. (Foto: divulgação)

Barbosa e Bicalho também destacam as contribuições da iniciativa para a preparação dos futuros médicos do campus. “A atividade alinha-se com o projeto pedagógico do curso e com as diretrizes curriculares nacionais para a formação médica, contribuindo para a formação de profissionais com uma perspectiva ampliada de saúde e preparados para o trabalho interprofissional. E contribui para a formação de habilidades nos campos de educação em saúde e gestão em saúde”, afirmam.