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Especialização em Estatísticas e Avaliação Educacional

Conteúdo Programático

Indicadores e Estatísticas Educacionais; Introdução às Medidas Educacionais e à Análise de Dados; Avaliação da Educação Básica; Instrumentos, Escalas e Padrões de Desempenho; Prática de Uso e Análise de Dados na Gestão da Educação Pública I; Prática de Uso e Análise de Dados na Gestão da Educação Pública II e Elaboração do TCC.

 

 

Proposta Técnica

O curso de Especialização em Estatísticas e Avaliação Educacional tem por objetivo qualificar os profissionais da educação para potencializar o uso dos indicadores educacionais, de modo a torna-los, de fato, úteis para a tomada de decisões no âmbito da implementação do currículo na sala de aula e na escola. No contexto da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – e do uso dos resultados das avaliações formativas e somativas, capacitar os atores educacionais para o enfrentamento dos amplos e complexos desafios impostos às redes e escolas.

O curso será oferecido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF com a participação de profissionais atuantes na área da avaliação e gestão da educação pública. A carga horária prevista é de 360 horas e a modalidade de realização totalmente à distância.

EMENTÁRIO
– Indicadores e Estatísticas Educacionais (4 créditos)
A disciplina tem o objetivo de apresentar ao profissional que atua nas secretarias de educação do estado os procedimentos, instrumentos e métodos utilizados no Censo Escolar e no SAEB para o cálculo dos indicadores que permitem o monitoramento da educação básica no país, nos diferentes níveis de agregação em que esses dados são disponibilizados pelo INEP. O acesso aos dados e a prospecção dos diferentes usos dos indicadores do INEP nas atividades cotidianas de planejamento e gestão da educação pública são o foco do trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais em formação.

PROGRAMA DA DISCIPLINA:
i. Uma tipologia – a experiência do INEP 2002 – Indicadores sócio demográficos
a) Indicadores de acesso e permanência na Escola
b) Indicadores de rendimento e eficiência
c) Indicadores de condições de oferta
d) Indicadores de desempenho
e) Indicadores de gastos e financiamento
ii. A experiência internacional – Indicadores da OCDE
iii. Censo Escolar e suas estatísticas – série histórica
Uso das bases do INEP para condições de oferta e rendimento.
iv. O SAEB e os indicadores de desempenho: matrizes, itens, BIB, escalas
v. O IDEB e a qualidade da educação
vi. As metas do PNE e seus indicadores – panorama da educação brasileira

– Introdução às Medidas Educacionais e à Análise de Dados (4 créditos)
A disciplina oferece uma introdução à construção de medidas educacionais, em especial as escalas de uso corrente nas avaliações de desempenho e as medidas desenvolvidas pelo INEP para a pesquisa de atitudes de diferentes atores e o estudo dos ambientes escolares e contextos sociais. O estudo proporciona ao profissional em formação os conhecimentos básicos sobre a construção de escalas, os modelos utilizados pelo INEP e as técnicas de interpretação e validação das medidas.

PROGRAMA DA DISCIPLINA:
i. A medida como modelo numérico
ii. Estatísticas básicas – níveis de medida, média, desvio padrão.
iii. Escalas Somativas e Atitudinais
iv. Modelo da Resposta ao Item – Escalas de Desempenho
v. Análise de Dados – correlação entre variáveis categóricas
vi. Análise de Dados –regressão

– Avaliação da Educação Básica (4 créditos)
Nessa disciplina será feito um estudo detalhado dos programas de avaliação de desempenho de estudantes da educação básica no que se refere seus objetivos e funções, os domínios do currículo, a população alvo, as tecnologias e instrumentos, os resultados e o público ao qual se destinam. As avaliações e exames nacionais conduzidos pelo INEP serão analisados nessas diferentes dimensões, bem como as ações desenvolvidas pelas secretarias de educação orientadas para a difusão do conhecimento produzido por meio desses programas. Os métodos de interpretação das escalas e as propostas de criação de padrões de desempenho serão objeto de estudo.

PROGRAMA DA DISCIPLINA:
i. Os sistemas de avaliação da educação básica no Brasil: histórico, características, resultados
a) Sistema nacional: SAEB (ANEB, ANRESC/Prova Brasil), ANA, Provinha Brasil, ENEM.
b) Sistemas estaduais, alguns exemplos: SARESP, SIMAVE, SPAECE
ii. A avaliação para apoio pedagógico
iii. A avaliação como instrumento de gestão
iv. Avaliação e accountability

– Instrumentos, Escalas e Padrões de Desempenho (4 créditos)
A disciplina oferece ao profissional a oportunidade de selecionar a área do conhecimento de sua preferência para o aprofundamento dos estudos na construção de instrumentos e interpretação de medidas e padrões de desempenho à luz das normas curriculares, em especial a referência da Base Nacional Comum Curricular. A produção de itens, a construção de instrumentos e a interpretação de resultados com finalidade formativa serão ênfases da disciplina. Será oferecida com as opções de concentração em Língua Portuguesa, Ciências e Matemática.

PROGRAMA DA DISCIPLINA:
i. A importância da apropriação dos resultados da avaliação educacional
ii. Os resultados de participação e o direito à educação
iii. Os resultados de proficiência. Como ler e interpretar os resultados
iv. A TRI e a importância da comparação. Os usos e os limites da proficiência
v. Currículo e Matriz de Referência
vi. Os itens e os testes das avaliações
vii. Os padrões de desempenho.
viii. Os indicadores contextuais.
ix. Desempenho e eficácia escolar – Casos exemplares

– Prática de Uso e Análise de Dados na Gestão da Educação Pública I (4 créditos)
Essa disciplina tem como objetivo capacitar os estudantes para realizarem análises comparativas de dados atrelados às políticas educacionais implementadas na educação brasileira, identificar os principais problemas enfrentados e os resultados alcançados.

PROGRAMA DA DISCIPLINA:
i. Estudos de exemplos de casos de gestão realizados a partir de indicadores educacionais
ii. Interpretação dos dados apresentados e da metodologia utilizada pelos autores
iii. Estudos comparativos dos resultados alcançados

– Prática de Uso e Análise de Dados na Gestão da Educação Pública II (4 créditos)
Essa disciplina aborda diferentes metodologias e estratégias de análise de políticas públicas educacionais e tem o objetivo de capacitar os profissionais para lidar com bases de dados e evidências visando à elaboração de seu Plano de Ação.

PROGRAMA DA DISCIPLINA:
i. Estudos exemplares que analisam políticas educacionais
ii. Definição do tema e das estratégias a serem desenvolvidas no Plano de Ação.

– Elaboração do TCC (0 crédito)
Essa disciplina tem como objetivo orientar os profissionais na elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso, com base nos dados e evidências analisados na etapa anterior, estabelecendo um plano de ação no âmbito das suas atividades, com o objetivo de introduzir o uso de indicadores no cotidiano do trabalho educacional. O PAE será detalhado, contendo objetivos gerais e específicos, estratégias e ações. A disciplina será desenvolvida no diálogo entre o estudante e seu tutor, sob a orientação dos professores.

PROGRAMA DA DISCIPLINA:
i. Definição do caso de gestão a ser trabalhado
ii. Caracterização das dimensões que devem ser objeto de observação
iii. Realização das observações e coleta de dados
iv. Delimitação do Plano de Ação
v. Debate do Plano com tutores e professores
iii. Redação do TCC

DISCIPLINAS E CORPO DOCENTE
Indicadores e Estatísticas Educacionais – Prof. Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo
Introdução às Medidas Educacionais e à Análise de Dados – Prof. Nigel Pelham de Leighton Brooke
Avaliação da Educação Básica – Profa. Lina Kátia Mesquita de Oliveira
Instrumentos, Escalas e Padrões de Desempenho – Profa. Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello
Prática de Uso e Análise de Dados na Gestão da Educação Pública I – Profa. Eliane Medeiros Borges
Prática de Uso e Análise de Dados na Gestão da Educação Pública II – Prof. Eduardo Magrone
Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Professores do Curso

CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS
6 disciplinas com carga horária de 60h cada, totalizando 360 horas.

TIPOS DE AVALIAÇÕES
Avaliações objetivas e dissertativas, postagens de tarefas, discussões no fórum, participação em chats e criação de biblioteca virtual.

CONTROLE DE FREQUÊNCIA
A frequência online será atestada pela participação e entregas das atividades. E durante os períodos presenciais será pela participação nos dias das aulas.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
A avaliação de desempenho dos alunos será realizada em plataforma de avaliação digital com o recurso a equipamentos das secretarias participantes, configurados de modo a assegurar a adequada autenticação dos examinandos e a segurança da aplicação.
A defesa do Trabalho de Conclusão de Curso será realizada a distância perante uma banca com o apoio de sistema de videoconferência, a ser disponibilizado pela secretaria de educação à qual se vincula o profissional em exercício.

CERTIFICAÇÃO
Certificado emitido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

TÍTULO CONCEDIDO AO FINAL DO CURSO
Será concedido ao final do curso o título de Especialista em Estatísticas e Avaliação Educacional.

PERFIL DO EGRESSO
Servidores públicos estaduais especialistas em Estatísticas e Avaliação Educacional.

CRONOGRAMA
Módulo I (online) – Jun/22 a Set/22
Módulo II (online) – Set/22 a Dez/22
Módulo III (online) – Jan/23 – Abr/23
Defesa do TCC – Mai/23 a Jun/23

 

Dúvidas e mais informações: cursos.see@caed.ufjf.br