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Oralidade, letramento e ensino

Nesta página, reunimos trabalhos cuja temática se relaciona aos aspectos teórico-conceituais sobre oralidade e letramento, abarcando produções que abordam o continuum oralidade e letramento, a modalidade falada, a modalidade escrita, bem como suas possíveis repercussões e relações para/com o ensino.

Artigos (revistas e anais)

Capítulos 

COSTA-MACIEL, D. A. G.; BARBOSA, M. L. F.F. Oralidade e escrita nas produções científicas dos cursos de pós-graduação da região Nordeste. Cleber Ataíde et al. (Orgs.) Cartografia GelNE: 20 anos de pesquisas em Linguística e Literatura – Volume II. Campinas, Editora Pontes, 2019.

BENTES, A. C. Oralidade, política e direitos humanos. In: ELIAS, V.M. (Org.). Oralidade, leitura e escrita no ensino de língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2010. p. 41-53.

 

 Artigos e capítulos de Luiz Antônio Marcuschi

MARCUSCHI, L. A. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONÍSIO, A. P.; BEZERRA, M. A. O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

MARCUSCHI, L. A. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In: Inês Signorini (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001c.