Fechar menu lateral

Oralidade e documentos oficiais

Reunimos, nesta página, produções que investigam concepções e práticas de oralidade em documentos oficiais norteadores de currículos e de materiais, como propostas, diretrizes e programas curriculares de diferentes esferas (municipal, estadual, federal), bem como documentos para destinados a modalidades de ensino (EJA, Educação do Campo).

Artigos (revistas e anais)

Capítulos

BUNZEN, C. Algumas notas sobre o tratamento da oralidade na Base Nacional Comum Curricular dos anos finais do Ensino Fundamental. In: Sweder Souza e Andréia Rutiquewiski (organizadores). Ensino de língua portuguesa e Base Nacional Comum Curricular : propostas e desafios (BNCC – ensino fundamental II). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020.

ZATTERA, P. ; SWIDERSKI, R. M. S. ; MAGALHÃES, T. G. (In)compreensões sobre a oralidade na BNCC. Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular : compreensões subjacentes. Campinas: Mercado de Letras, 2019, p. 245-276.

BUENO, L.; JACOB, A. E.; ZANI, J. Gêneros orais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma análise dos anos iniciais. In: MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L L. Oralidade e ensino de Língua Portuguesa. Campinas, Editora Pontes, 2018. 

GARCIA- REIS, A. R.; MAGALHÃES, T. G. Análise do eixo da oralidade do Programa Nacional do Livro Didático de 1o ao 5o ano (2017 – 2016). In: MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L L. Oralidade e ensino de Língua Portuguesa. Campinas, Editora Pontes, 2018. 

STUTZ, L. CACILHO, M. A. Oralidade em PNLD de Língua Portuguesa no Ensino Médio. In: MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L L. Oralidade e ensino de Língua Portuguesa. Campinas, Editora Pontes, 2018. 

RODRIGUES, S. G. C.; LUNA, E. A. A. O ensino de oralidade no contexto do Ensino Fundamental. In: RODRIGUES, S. G. C; LUNA, E. A. A.; COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e leitura: olhares plurais sobre linguagem e ensino. Recife: Editora da UFPE, 2016.

BAUMGÄRTNER, C. T. Orientações curriculares e o ensino da oralidade na escola. In: Costa-Hübes, T. C. (org) Práticas sociais de linguagem: reflexões sobre oralidade, leitura e escrita no ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. 

FERRAZ, M. R. R.; GONÇALVES, A. V. Gêneros orais: práticas de ensino sem evidência. In: In: BUENO, L. COSTA-HÜBES, T.C. (orgs). Gêneros orais no ensino. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2015.

 

Monografias, dissertações e teses (em contrução)