Assistência estudantil e bolsas acadêmicas

A Universidade Federal de Juiz de Fora conta com uma Pró-Reitoria que tem como foco a formulação, implantação, gestão e acompanhamento das políticas de assistência estudantil. A PROAE atua no suporte de demandas socioeconômicas dos (as) discentes.

Como instituição pública, gratuita e socialmente referenciada, a UFJF entende que a democratização do acesso ao ensino superior deve ser acompanhada de políticas que ampliem as possibilidades de permanência dos (as) estudantes. Isso envolve também um olhar atento no enfrentamento de demandas psicopedagógicas para que todas e todos possam sentir-se acolhidos e reconhecidos em sua diversidade e singularidades.

Como parte da política de assistência estudantil, a PROAE trabalha na concessão de bolsas e com uma série de projetos. Entre as modalidades de bolsa estão:

• Auxílio Alimentação
  • Auxílio Creche
  • Auxílio Moradia
  • Auxílio Transporte
  • Bolsa PNAES

Entre os projetos desenvolvidos pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil destacam-se:  Roda Viva, um programa de acolhimento; Tempero Cultural, uma parceria com o DCE para a socialização por meio da música e outras formas de expressão artística; Boas vindas, de divulgação de ações da PROAE; De boas, um grupo para lidar com a ansiedade, entre outros.

Há ainda ações de apoio pedagógico e atendimento psicológico, individual e em grupo.

Bolsas acadêmicas

A UFJF conta ainda com uma série de bolsas acadêmicas, oferecidas a partir de projetos cadastrados por docentes, e em alguns casos também por TAEs, junto às Pró-reitorias de Graduação; Extensão; Pesquisa e Pós-Graduação e Cultura.

O valor de cada bolsa depende da modalidade e da carga horária de atuação do(a) discente, que pode variar entre 06 e 20 horas semanais.

As bolsas de Monitoria e Treinamento Profissional são geridas pela PROGRAD. As bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Científica Tecnológica (BIC-UFJF; PIBIC-CNPq; PROBIC-Fapemig; PIBIC-AF; PIBITI) são responsabilidade da PROPP, e as de Extensão pela PROEX. Já as bolsas de Iniciação Artística são concedidas para projetos cadastrados na Procult, Pró-Reitoria de Cultura da UFJF.

Além disso a FACOM conta com um grupo PET, que significa Programa de Educação Tutorial. Esse é um grupo que reúne alunos e alunas sob orientação de um professor “tutor”, que vai coordenar uma série de atividades formativas para além da grade curricular.

Esse é um programa nacional, vinculado diretamente ao Ministério da Educação (MEC). O PET-FACOM  (link abre em nova aba) é um dos seis grupos desta natureza na UFJF.

Os editais e oportunidades de bolsa são divulgados na página do curso de Jornalismo, no perfil da Coordenação no Instagram e no site da própria UFJF (bolsas disponíveis – link abre em nova aba).