No curso de Jornalismo da Facom os discentes podem candidatar-se a bolsas em projetos de pesquisa e extensão coordenados por docentes e TAEs (técnicos administrativos em educação). Há bolsas financiadas por agências de fomento como CNPq e FAPEMIG e outras custeadas com recursos próprios da UFJF.
Bolsas de pesquisa: A Iniciação Científica ou IC envolve a participação em projetos de pesquisa como bolsista ou voluntário/a. Na UFJF há possibilidade de recebimento de bolsas PIBIC-CNPq; BIC-UFJF; PIBIC-Fapemig e PIBITI-CNPq . Bolsistas e voluntários cadastrados podem contabilizar as horas em atividades complementares, e devem participar anualmente do SEMIC, Seminário de Iniciação Científica.
Bolsas de extensão: A extensão é um dos tripés da formação universitária, junto ao ensino e pesquisa. Na PROEX, Pró-Reitoria de Extensão, são cadastrados projetos e programas de extensão coordenados por docentes e TAEs, em que é possível participar como bolsista ou voluntário, em projetos financiados por recursos próprios da UFJF, do Edital Extensão em Interface com a Pesquisa (Fapemig) ou com o aporte de emendas parlamentares.
As atividades de extensão são um componente curricular importante, que a partir do currículo 2023 corresponde a 310 horas no curso de Jornalismo. A maior parte dessa carga horária está em disciplinas obrigatórias, outras 40 horas, pelo menos, devem ser realizadas por meio da participação em Atividades Curriculares de Extensão (ACE). Cada curso conta com sua CAEX, Comissão de Acompanhamento das Atividades Curriculares de Extensão.
Confira abaixo o Regimento da CAEX-Jornalismo (arquivo pdf, abre em nova janela)
Para saber mais
Grupos e Laboratórios de Pesquisa (arquivo pdf, abre em nova janela)
Projetos e Ações de Extensão (arquivo pdf, abre em nova janela)
Cartilha contra o Plágio (arquivo pdf, abre em nova janela)