As atividades complementares são uma forma de flexibilização curricular, de integralizar parte da carga horária do curso conforme o Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG) da UFJF. Essa estratégia formativa busca dar protagonismo ao discente, que ganha liberdade na condução de seu percurso acadêmico, adequando-o a seu perfil, e estimulando a participação em atividades extracurriculares, fundamentais na formação profissional.
No caso do curso de Jornalismo 300 horas devem ser cumpridas em atividades complementares. Para os ingressantes desde 2023, 40 horas devem necessariamente ser realizadas em Atividades Curriculares de Extensão (ACE).
Entre as atividades complementares possíveis, o/a discente pode optar por cumprir alguma(s) das disciplinas opcionais oferecidas na FACOM ou em outras unidades da UFJF, além de outras alternativas de Atividades Complementares, tais como: participação em projetos de pesquisa, extensão e treinamento profissional; atuação em Empresa Júnior; participação em congressos, publicação e apresentação de artigos. As atividades previstas para a Flexibilização Curricular estão em conformidade com o Título V do RAG (Regimento Acadêmico de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora) e a carga horária prevista em seu anexo.
Na FACOM ganham destaque espaços e projetos próprios em que pode ser realizadas atividades extracurriculares dentro da própria unidade acadêmica:
– Programa de Educação Tutorial (PET);
– Produtora de Multimeios;
– Rádio FACOM;
– Grupos e núcleos de pesquisa;
– Acesso – Empresa Júnior;
– Agência de Notícias da FACOM.
Várias outras atividades, como disciplinas opcionais, participação em eventos, grupo de estudo, estágios, iniciação científica, monitoria e treinamento profissional, entre outras, podem ser computadas como Atividades Complementares. Entretanto há um limite máximo de horas por semestre que pode ser contabilizado de cada tipo de atividade; a maioria varia de 15 até 60 horas. Uma lista das atividades aceitas e o limite de horas por semestre está no RAG, disponível a seguir:

O aluno deverá realizar solicitações para receber carga horária de flexibilização. A solicitação de carga horária deve ser feita dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico para essa finalidade. Em uma solicitação, pode-se anexar um ou mais certificados. Cada certificado deve ser enviado em formato PDF. Para cada certificado anexado, o aluno deverá informar: o título da atividade; datas de início e término de realização da atividade; a carga horária obtida; e a categoria (conforme atividades do anexo 1 do RAG).
