O START Fellowship é um programa de incubação e aceleração, gerido por estudantes, sediado na Universidade de St.Gallen, na Suíça. O programa foi concebido para apoiar jovens empreendedores da América Latina e da África através de uma abordagem interdisciplinar. Desde o seu lançamento em 2020, o START Fellowship já ajudou mais de 150 jovens empreendedores a impulsionar as suas startups e a concretizar as suas ideias. Os estudantes da UFJF são elegíveis para se candidatarem a ambos os programas e podem receber uma bolsa para trabalhar nas suas startups em St.Gallen durante três meses.
O START Fellowship oferece dois programas:
1. Incubadora
Programa online de 7 semanas (setembro-outubro).
Ajuda os jovens fundadores a passar da ideia inicial a um primeiro protótipo ou produto mínimo viável (MVP).
Inclui uma academia de tecnologia, workshops, histórias de fundadores, eventos de networking e um demo day no final.
As candidaturas para o programa incubadora do START Fellowship encerram no dia 31 de agosto de 2025. Podem ser submetidas através do seguinte link: https://www.startglobal.org/start-fellowship-application.
Informações adicionais, incluindo os requisitos de candidatura, podem ser encontradas no seguinte link: https://www.startglobal.org/start-fellowship-incubator.
2. Aceleradora
Programa presencial de 3 meses na Suíça (fevereiro-maio).
Ajuda 30 jovens fundadores a passar de um MVP para o seu primeiro investimento.
Oferece mentores e coaches individuais para todos os fundadores.
Fornece um espaço de coworking.
Dispõe de uma bolsa para os fundadores.
As startups podem candidatar-se a subvenções mensais sem participação acionária, no valor de até 60.000 francos suíços (CHF).
As candidaturas para o programa aceleradora do START Fellowship encerram no dia 14 de setembro de 2025. Podem ser submetidas através do seguinte link: https://www.startglobal.org/start-fellowship-application.
Informações adicionais, incluindo os requisitos de candidatura, podem ser encontradas no seguinte link: https://www.startglobal.org/fellowship/accelerator.
Mais informações:
Se houver alguma dúvida, por favor, não hesitem em contactar a equipa do START Fellowship através da Sra. Isabela Muñoz (isabela.munoz@startglobal.org), Chefe de Programa, para obter mais informações.
Orientações referentes à situação do estudante na UFJF durante a mobilidade internacional:
Ao ser aceito pela instituição estrangeira e ao receber a Carta de Aceite (ou documento equivalente), o(a) estudante deve enviar cópia desse documento acompanhado do Termo de Compromisso preenchido (disponível em https://www2.ufjf.br/internationaloffice/intercambio/outgoing-2/mobilidade-outgoing-documentos) para intercambio.dri@ufjf.br. A partir deste envio, a DRI/UFJF poderá realizar a matrícula no SIGA referente à Programa Especial de Intercâmbio – PEI ou à Mobilidade Virtual – MIV (dependendo da duração do intercâmbio). No caso da mobilidade presencial, essa matrícula permite que o(a) estudante se afaste da UFJF sem perder o vínculo e sem a necessidade de trancar o curso. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo mesmo e-mail, antes da realização do intercâmbio.
Ao término do intercâmbio, o(a) estudante deve encaminhar para intercambio.dri@ufjf.br o Certificado de Conclusão (transcript of records), ou equivalente, a fim de que a DRI conclua seu intercâmbio no SIGA.