Fechar menu lateral

Inscrições abertas para intercâmbio nos EUA – SUSI Leadears Winter

Será selecionado 1(um/uma) estudante de graduação da UFJF para realizar intercâmbio intensivo de curta duração, em inglês, pelo programa SUSI Leadears Winter,  de janeiro a fevereiro de 2023, no Institute for Training and Development (ITD) em Amherst, MA – EUA.

O Departamento de Estado cobrirá todos os custos dos participantes, incluindo a viagem internacionail, visto, subsídios de viagem, viagens domésticas e transporte terrestre; livros, e alojamento e subsistência.

Observação: caso as condições de saúde, segurança e viagens apresentem desafios significativos, o programa será adaptado para um formato virtual.

Para se candidatar, é importante que o(a) estudante(a):

– tenha interesse pelo tema de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico.

– tenha um alto nível sustentado de desempenho acadêmico, conforme indicado por notas, prêmios e recomendações de professores;

– demonstrar qualidades de liderança, comprometimento com atividades comunitárias e universitárias extracurriculares.

– tenha pouca ou não tenha experiência prévia de estudo ou viagem nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar fora de seu país de origem.

– atenda a todos os demais requisitos do programa.

 

Requisitos básicos:

  • comprovar proficiência em língua inglesa de, no mínimo, nível B2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas CEFR (Common European Framework of Reference for Languages). Serão aceitos apenas certificados em que conste o nível B2, C1 ou C2 como resultado. Candidaturas com certificados sem essa informação ou com nível inferior serão indeferidas pela DRI.
  • ser do curso de Administração, Administração Pública, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito.
  • ter entre 18 e 25 anos;
  • ter pelo menos um semestre restante em seus estudos de graduação e se comprometer a retornar à sua universidade de origem após a conclusão do programa;
  • possuir IRA igual ou superior a 70;
  • ter pouca ou nenhuma experiência prévia de estudo ou viagem nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar fora de seu país de origem;

Inscrição:

Para concorrer, o(a) interessado(a) dever preencher o formulário de inscrição on-line da DRI, disponível em <https://forms.gle/7zDikcCzbEWm8aJh8>, de 31/08/2023  a  17/09/2023, anexando obrigatoriamente os seguintes documentos:

  1. Formulário de candidatura da Embaixada preenchido (em inglês). Clique aqui para acessá-lo: Application Form – FY24 SUSI Leaders WINTER
  2. Histórico acadêmico (recente e em português);
  3. Comprovante de fluência em inglês;
  4. Carta de referência de um professor (em inglês).

Candidaturas com documentação ou informação incompleta ou não legível, ou que não atendam aos requisitos básicos serão indeferidas.

 

Critérios para a classificação:

Os candidatos serão classificados pela pontuação decrescente do IRA. Em caso de empate, ficará em melhor posição:

1º)  o candidato que  comprovar maior nível de proficiência por meio de certificado em que conste o nível de proficiência conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR).

2º) O que tiver comprovado prêmio(s) de natureza acadêmica ou comprometimento com atividades comunitárias e universitárias extracurriculares

Persistindo o empate, será melhor classificado o candidato de maior idade.

 

Resultado da DRI-UFJF

A divulgação do(a) candidato(a) que será nomeado(a) para a entrevista com o Escritório da Embaixada dos EUA em Belo Horizonte será publicado no site da DRI até dia 20/09/2023, a partir das 15h.

 

Processo de seleção:

– Setembro: o comitê do Escritório da Embaixada dos EUA em Belo Horizonte fará entrevistas, em inglês, com os candidatos selecionados na semana de 25 a 29/09.

– Outubro: três candidatos serão selecionados para representar Minas Gerais na seleção nacional feita pela Embaixada em Brasília.

– Novembro: A Embaixada Americana entrará em contato diretamente com os candidatos selecionados para os procedimentos de visto e viagem.

 

Para mais informações sobre o programa, acesse: Program Info and FAQ (em inglês).