Fechar menu lateral

Faculdade de Letas abre inscrições para intercâmbio linguístico em modalidade remota

A Faculdade de Letras está com inscrições abertas para estudantes de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de todos os cursos, com um nível básico a intermediário de inglês para participarem do Teletandem, experiência de intercâmbio linguístico com colegas aprendizes de português na Universidade de Princeton, Estados Unidos. As inscrições vão às 23h59 de quinta-feira, dia 23.

A experiência de Teletandem consiste em seis interações de cinquenta minutos, em que alunos de duas instituições diferentes (um de Princeton e dois da UFJF) conversam em modalidade remota. Nessas interações fala-se na metade do tempo em inglês e na outra metade em português. O contato é feito por meio de sistema de videochamada, pelo Zoom.

Os objetivos dessa experiência são, basicamente, aprender a lidar com um colega de outro país, conhecendo um pouco da sua vida cotidiana e trocando experiências acadêmicas, mas, principalmente, pessoais.  É algo especialmente interessante para quem for fazer intercâmbio no exterior, pois é uma oportunidade de vivenciar a língua estrangeira em situação de uso real.

“Os alunos de Princeton têm um nível de compreensão e de pronúncia de português variado, mas vários deles falam pouco nossa língua. Por isso é preciso paciência quando conversar em português com eles. É muito importante que quem se candidata a fazer isso tenha de fato disposição para as interações, porque os alunos de lá ficam esperando ansiosamente pelo parceiro daqui. Quando alguém falta é um transtorno”, enfatiza a professora Denise Weiss, coordenadora do projeto na UFJF.

Idealmente, os grupos devem ser sempre os mesmos. Entretanto, em caso de falta de uma pessoa, pode acontecer remanejamento dos grupos. A seleção será feita por ordem de preenchimento do formulário. As interações terão início nesta sexta-feira.

Será conferido certificado de participação a quem comparecer ao menos cinco das seis interações.

Para mais informações, acesse aqui o formulário.