Bolsas da Fundação Carolina para alunos e professores de pós-graduação

Na chamada de bolsas da Fundação Carolina para o ano letivo 2023-2024 são oferecidas 613 bolsas, distribuídas nas seguintes modalidades:

• 242 bolsas de pós-graduação
  • 100 bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado
  • 36 bolsas de mobilidade docente
  • 126 bolsas para estudos institucionais
  • 109 renovações de bolsas de doutorado

A chamada abrange todas as áreas do conhecimento e é dirigida a estudantes de todos os países iberoamericanos para que possam completar sua formação em universidades e centros de estudos espanhóis.

Prazo para candidatura:

A data de encerramento do edital para bolsas de pós-graduação e estudos institucionais será 15 de março de 2023. No caso de bolsas de doutorado e estadias curtas e de mobilidade, o edital terminará em 13 de abril de 2023.

As principais novidades incluem:

• A incorporação do programa de bolsas da Fundação Carolina – Centro Nacional de Pesquisas Cardiovasculares (CNIC) também destinará bolsas para mulheres nas áreas STEM; será consolidado o número de programas que incentivam a igualdade de gênero; e será dada continuidade, entre outros programas, às bolsas de pesquisa Sede Carolina, e à modalidade para comemorar os bicentenários dos países da América Central e o Programa de la Escuela Complutense de Verano.
  • Em 2022, a Fundação Carolina firmou convênio de cooperação com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior). Esse convênio permite que docentes de qualquer universidade federal do país possam se candidatar à bolsa de doutorado ou a estágio de pós-doutorado. Mais informações nos dois links a seguir:
  • Convênios com instituições acadêmicas
  • Convênio com Andifes (site da Andifes)

Ao acessar os links a seguir é possível encontrar mais informações sobre a chamada:

Acesso à lista de bolsas disponíveis

Perguntas frequentes sobre o pedido de bolsa

Chamada (arquivo .pdf, 177 KB)

Observação:  a DRI/UFJF atua apenas na divulgação desta oportunidade. Em caso de dúvidas, contatar os responsáveis pelo programa.