UFJF aplicará o exame Celpe-Bras que terá inscrições abertas na próxima segunda, 13.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital da primeira edição de 2023 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Serão oferecidas 50 vagas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os interessados em participar deverão se inscrever entre os dias 13 e 24 de fevereiro, por meio do Sistema Celpe-Bras, e ficar atentos ao início das inscrições, porque comumente as vagas são preenchidas em poucas horas.

No momento da inscrição, o participante deve informar número do passaporte ou do documento de identificação válido no país de inscrição e sua data de nascimento; escolher país, departamento, província e estado, além do posto aplicador onde deseja realizar o exame. Também deve ser informado endereço de e-mail e número de telefone válidos. As provas serão aplicadas nos dias 25, 26 e 27 de abril, em postos no Brasil e no exterior.

Atendimento

O participante que precisar de atendimento especializado pode solicitar o serviço no período da inscrição, pelo sistema Celpe-Bras. É necessário enviar documentação comprobatória, em língua portuguesa ou na língua oficial do posto aplicador, para ser considerado válido para análise, informando: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento também deve ter assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (MS) ou de órgão competente no país de origem.

O Inep ofertará atendimento para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, bem como para gestantes, lactantes, idosos e/ou pessoas com outra condição específica.

Serão disponibilizados os seguintes recursos de acessibilidade: prova em braile, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional, sala de fácil acesso e/ou mobiliário acessível. Os inscritos devem solicitar os recursos no Sistema Celpe-Bras e o Inep avaliará o pedido.

Nome social

O participante que identifica e quer ser reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero pode solicitar o tratamento pelo nome social, no período da inscrição, com envio da seguinte documentação comprobatória: cópia digitalizada (frente e verso) de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido, conforme previsto no edital do exame. Também deve ser inserida, no sistema, foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

O Celpe-Bras

O exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa. O Celpe-Bras é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de educação superior, destinado a estrangeiros, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no País.

O exame tem uma parte escrita, que avalia, de forma integrada, a compreensão oral, imagética, a leitura e a produção escrita em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.

Acesse aqui o Edital CELPE-BRAS 2023

Acesse aqui o Sistema Celpe-Bras