Estudante da UFJF é selecionado pelo Programa Jovens Embaixadores dos EUA

O estudante de Medicina Veterinária da UFJF, Marcus Vinicius Reis, foi selecionado para participar do projeto Jovens Embaixadores dos EUA. O aluno e professor de inglês, de 21 anos, será coordenador dos 50 jovens selecionados por todo o Brasil. O grupo embarca para o país em janeiro de 2023 em intercâmbio de imersão social e cultural.

O programa tem duração de três semanas e acontecerá do dia 10 a 29 de janeiro. Com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo social em alunos do ensino médio de escolas públicas, faz parte da programação do intercâmbio encontros com governantes norte-americanos, desenvolvimentos de projetos sociais e visitas em escolas locais. Os jovens irão se encontrar em Brasília e depois embarcarão para Washigton, D.C. Em seguida, serão direcionados para outras cidades do país.

Para ingressar no programa é necessário que o jovem seja ativo socialmente. Marcus destaca que durante o seu processo seletivo foi preciso comprovar toda a sua vivência ativa com a comunidade e liderança de jovens. Ele comenta, por exemplo, que além de trabalhos voluntários, já foi responsável pela estada de um grupo de intercambistas dinamarqueses em Juiz de Fora. É também professor de adolescentes e crianças – um dos pré-requisitos para ingressar como assistente/coordenador.

Em 2019, o estudante também participou do programa, porém como aluno, o que foi um divisor de águas para ele. “Todo mundo sempre falou que o Jovens Embaixadores abre portas para sempre e eu nunca acreditei. Comecei a ver isso se concretizando agora”, comenta. Apesar da ficha ainda não ter caído, segundo ele, e da preocupação em conciliar os estudos com o projeto, ele enfatiza a sua animação e afirma que, hoje, entende ainda mais a importância de projetos como esses.

Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores (JE), criado em 2002, é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor. É uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América.