Professor brasileiro da Mines Paris PSL compartilha sua vivência acadêmica em evento da Engenharia

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá recepcionar Welington de Oliveira, professor associado à Université PSL de Paris para ministrar, entre outras atividades, a palestra “Experiências e Vivências de um Professor e Pesquisador em uma Instituição Estrangeira” na próxima segunda-feira, dia 07, às 16h, ano anfiteatro 1 da Engenharia no Edifício Itamar Franco. A conversa objetiva trazer para o público acadêmico a experiência de um professor e pesquisador brasileiro em um país estrangeiro, e acontece em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Bruno Dias, professor responsável pela organização do evento, ressalta a importância da bagagem internacional do pesquisador para a palestra. “Oliveira é professor da Universidade de Mines Paristech e trabalha com otimização aplicados a problemas de energia. Tem sua formação no Brasil, tendo atuado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, e no Centro de Pesquisas em Energia Elétrica, CEPEL. Nesta palestra, ele vai apresentar sua experiência particular como Brasileiro vivendo e trabalhando no exterior. Ou seja, tema relevante a todos aqueles que pretendem ter uma vivência acadêmica internacional”, ressalta.

A pesquisa de Oliveira é focada na programação estocástica e na sua aplicação à indústria de energia. Ele é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e habilitado em Matemática Aplicada pela Universidade de Paris 1 Panthéon Sorbonne. Atualmente, atua no conselho editorial de diversas revistas científicas em matemática aplicada e em pesquisa operacional.

O diretor de Relações Internacionais da UFJF, Anderson Bastos, afirma que toda a equipe da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) está feliz com a vinda do professor. “Já que estamos sempre nesse trânsito entre instituições e experiências internacionais, teremos a oportunidade de dialogar com um pesquisador de carreira estabelecida no exterior e que pode nos trazer uma visão concreta e realista sobre a vida acadêmica lá fora. Sem dúvida, esse tipo de oportunidade pode despertar em estudantes, docentes e técnicos a curiosidade sobre ações de internacionalização e trazê-las para o horizonte de expectativas de cada um que estiver presente no encontro’’.

Confira as participações do prof. Welington Oliveira :

Dia 07 – 10h – Anfiteatro 3 Faculdade de Engenharia: “Funções de probabilidade em modelos de otimização para gestão de energia sob incerteza” (PLENÁRIA)
Dia 07 – 16h – Anfiteatro 1 Faculdade de Engenharia- “Experiências e Vivências de um Professor e Pesquisador em uma Instituição Estrangeira”.     (Em parceria com a DRI)
Dia 10 – 11h – Trade Hotel – “Programação estocástica aversa ao risco e otimização robusta distribuída”

O 54º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, SBPO 2022, evento organizado pela UFJF em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, acontecerá de 8 a 11 de novembro.

Para acessar mais informações sobre o evento, clique aqui.