Fechar menu lateral

UFJF oferece prática de inglês com estudantes da Universidade de Princeton

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convida estudantes de graduação, de pós-graduação e servidores dos campi de Governador Valadares e de Juiz de Fora, com um nível básico a intermediário de inglês, para participarem de uma experiência de intercâmbio linguístico com colegas aprendizes de português na Universidade de Princeton, Estados Unidos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de outubro.  Acesse aqui para se inscrever.

A experiência de Teletandem consiste em seis interações de 50 minutos cada, em que alunos de duas instituições diferentes (um de Princeton e dois da UFJF) conversam em plataforma online de videochamada. Nessas interações fala-se na metade do tempo em inglês e na outra metade em português.

Os objetivos dessa experiência são, basicamente, aprender a lidar com um colega de outro país, conhecendo um pouco da sua vida cotidiana e trocando experiências acadêmicas, mas, principalmente, pessoais.  É algo especialmente interessante para quem pretende fazer o intercâmbio no exterior, pois é uma oportunidade de vivenciar a língua estrangeira em situação de uso real.
Os alunos de Princeton têm um nível de compreensão e de pronúncia de português variado, mas muitos deles falam pouco nossa língua. Por isso é preciso paciência quando conversar em português com eles. É muito importante que quem se candidata a fazer isso tenha de fato disposição para as interações, porque os alunos de lá ficam esperando ansiosamente pelo parceiro daqui, e as faltas geram um relevante transtorno.
Idealmente, os grupos devem ser sempre os mesmos. Entretanto, em caso de falta de uma pessoa, pode acontecer remanejamento dos grupos.
Inscreva-se somente se você tem condição de acompanhar todas as interações. A seleção será feita por ordem de preenchimento do formulário. Se uma turma se esgotar e outra ainda estiver aberta, entraremos em contato para saber do interesse e possibilidade de a pessoa ingressar no outro grupo.
As interações nesse segundo semestre de 2022 acontecerão nos seguintes dias e horários (há mudança de horário nos EUA depois da primeira interação):
————————————————————————————————————————————————————————
TURMA 1- NÚMERO DE ALUNOS: 11 alunos de Princeton e 22 da UFJF
– DATAS E HORÁRIOS:

31 DE OUTUBRO – 11h

7, 14, 21, 28 DE NOVEMBRO E 5 DE DEZEMBRO – 12h

————————————————————————————————————————————————————————–
TURMA 2- NÚMERO DE ALUNOS: 7 alunos de Princeton e 14 da UFJF
– DATAS E HORÁRIOS:

31 DE OUTUBRO – 12h

7, 14, 21, 28 DE NOVEMBRO E 5 DE DEZEMBRO – 13h

————————————————————————————————————————————————————————–

TURMA 3

– NÚMERO DE ALUNOS: 8 alunos de Princeton e 16 da UFJF
– DATAS E HORÁRIOS:

31 DE OUTUBRO – 13h30

7, 14, 21, 28 DE NOVEMBRO E 5 DE DEZEMBRO – 14h30