UFJF recebeu Campus France Brasil para divulgar oportunidades de estudos na França

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, ontem, o Campus France para divulgar oportunidades de estudos na França. Essa é a agência oficial do governo francês que promove o ensino superior no país e, atualmente, conta com cinco escritórios espalhados pelo território brasileiro como em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília.

O Campus France é responsável por acompanhar candidaturas, divulgar oportunidades e atualizações sobre estudos na França, bem como oferecer o atendimento pré-consular obrigatório para adquirir o visto de estudante. Aqui no Brasil, a agência apoia estudantes brasileiros e internacionais residentes no país acima de 18 anos, que desejam iniciar uma vida acadêmica ou continuar seus estudos no país francófono. As oportunidades são para a graduação, especialização, mestrado, doutorado, estágio e curso de francês.

O estudante assistido pela agência ganha uma série de benefícios do governo francês para se manter no país como auxílio moradia, acesso gratuito ao sistema de saúde, desconto em transportes, restaurante universitário e atividades de esportes e lazer. Além desses auxílios, o aluno consegue ter acesso a diversas oportunidades de bolsas de estudo parciais e integrais divulgadas no site da agência.

Larissa Brant, responsável pelo espaço Campus France em Belo Horizonte, afirma que a primeira etapa para quem deseja estudar na França é determinar o seu projeto de estudos. “Analise qual momento você deseja estudar fora, para delimitar o seu projeto. Depois, entre no site do Campus France e veja as opções no nosso catálogo que melhor correspondem ao seu perfil. É aconselhável que o candidato use nosso site como uma base e depois veja os pré-requisitos no site oficial da instituição que ele deseja estudar. Uma boa candidatura está no conhecimento do processo, então estude bem para ganhar confiança durante a aplicação”, orienta.

A plataforma Campus Bourses disponibiliza uma extensa lista de bolsas garantidas pelo governo francês, governos estrangeiros, empresas e fundações. É importante que o candidato use os filtros disponíveis na página para selecionar o auxílio que melhor corresponde ao seu perfil, pois determinadas oportunidades possuem restrição de idade, de área de estudo e de nacionalidade. Algumas das bolsas mais conhecidas são a Eiffel (para mestrado e doutorado) e bolsas Erasmus + (para estudantes estrangeiros).

Comprovar proficiência em francês é uma etapa crucial para quem deseja estudar na França. Atualmente, a maior parte das oportunidades requer comprovação B2 (intermediário-avançado) de proficiência, mas pode variar dependendo do curso, da instituição e da modalidade. Portanto, fique atento aos pré-requisitos exigidos por cada edital. As provas de proficiência aceitas são o DELF, DALF, TCF e TEF. As duas primeiras são diplomas de língua francesa, enquanto as duas últimas são atestados de proficiência. O DELF é para comprovação de nível intermediário de francês e o DALF comprova proficiência avançada no idioma. Para saber mais informações sobre as provas de proficiência exigidas para estudar na França, clique aqui.

A Aliança Francesa de Juiz de Fora é o centro de aplicação oficial das provas DELF e DALF na cidade. Elas são realizadas duas vezes ao ano e podem ser feitas com descontos oferecidos pela instituição. Para ter acesso às próximas datas da provas, siga a Aliança Francesa de Juiz de Fora no Instagram @af_juizdefora.

A Campus France Brasil tem um canal no YouTube repleto de lives com ex-alunos assistidos pela agência, informações direcionadas para diversas áreas do conhecimento e informações essenciais para quem deseja estudar na França. Para acessar o canal no YouTube da Campus France Brasil, clique aqui.

Para mais informações entre em contato pelo email: brasil@campusfrance.org