Cátedra Sérgio Vieira de Mello-UFJF divulga edital para seleção de bolsistas e voluntários

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) divulgou, hoje, Edital da Pró-reitoria de Extensão (Proex) para seleção de dois bolsistas e dois voluntários(as) da graduação para atuarem na Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os interessados poderão se inscrever até o dia 14 de setembro, às 17 horas, por meio deste formulário.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) é um projeto conjunto do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) com universidades brasileiras que desenvolvem atividades acadêmicas sobre, para e com pessoas em situação de refúgio, desde 2003. Em âmbito global, o Pacto Global sobre Refugiados, firmado por 181 países em dezembro de 2018, inclui as universidades como atores estratégicos na proteção internacional às pessoas refugiadas. As Cátedras têm oferecido um valioso apoio ao processo de integração local, com ações distribuídas nas quatro vertentes: ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.

O coordenador da CSVM, prof. Rodrigo Christofoletti, ressalta vários aspectos que a vivência neste programa pode agregar à formação do estudante. “Além da experiência com a questão dos refugiados, migrantes e retornados trabalhar na Cátedra SVM – UFJF possibilita ampliar a compreensão sobre temas sensíveis vinculados aos direitos humanos e à pluralidade cultural. É um sofisticado treino para quem fala outros idiomas, e uma chance de aprender sobre questões que apenas o trabalho com migrantes proporciona. Por outro lado, participar dos programas e projetos da CSVM possibilita uma série de benefícios à formação humana e acadêmica do aluno”.

Christofoletti também chama atenção sobre o perfil do estudante que atuará na CSVM. “Esperamos que o pleiteante possua características como: comprometimento, proatividade e flexibilidade. Por fim, diversidade é o elemento que mais representa nosso trabalho. Se você se encaixa nessas características e transita bem na diversidade, esta é uma excelente chance”, enfatiza.

Podem participar estudantes de todos os cursos da UFJF. As bolsas têm o valor de 300 reais. Acesse aqui o Edital.